Ventrículos e Plexo Corióideo

  Ribeiro, L.F.C.; De Quadros, Â.A.G.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Kunz, R.I.¹

  Os ventrículos são cavidades revestidas pelas células gliais ependimárias oriundas do neuroepitélio embrionário. Portanto, são remanescentes da luz do tubo neural a medida que o SNC se desenvolve.

  Nos ventrículos cerebrais, o epitélio ependimário simples secretor está apoiado sobre uma membrana basal, recobrindo tufos de tecido conjuntivo frouxo rico em capilares sanguíneos fenestrados que se projetam da pia-máter. Este conjunto de estruturas forma os plexos corioides, responsáveis pela produção do líquido cerebroespinal ou líquor.

  O líquido cerebroespinal circula nos ventrículos do encéfalo, no canal central da medula espinal e no espaço subaracnóideo. As células epiteliais polarizadas são cúbicas a prismáticas e, no domínio apical, ocorrem microvilosidades, enquanto no domínio basal, ocorrem interdigitações.

  Os ventrículos laterais se projetam para diferentes lobos do telencéfalo, sendo os cornos frontais, occipitais e temporais, representam as maiores cavidades do cérebro. Já o terceiro ventrículo forma uma cavidade em forma de fenda localizada no centro do diencéfalo. O quarto ventrículo, por sua vez, está entre a ponte do tronco encefálico e o cerebelo.

¹ Como citar:

  • Nas referências: RIBEIRO, L.F.C.; DE QUADROS, Â.A.G.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; KUNZ, R.I. Tecido nervoso, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Ribeiro et al. (2016) ou (RIBEIRO et al., 2016)

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.