Beu, C.C.L.; Guedes, N.L.K.O.; De Quadros, Â.A.G.¹
Os basófilos são os leucócitos menos numerosos, constituindo, aproximadamente, 2% do leucócitos do sangue e, por isso, são difíceis de serem observados nos esfregaços de sangue. O núcleo do basófilo é volumoso, retorcido e irregular além de, muitas vezes, estar encoberto pelos grânulos abundantes que preenchem o citoplasma. A denominação de basófilos deve-se ao fato de que seus grânulos coram-se por corantes básicos.
Os grânulos dos basófilos são metacromáticos, maiores do que dos outros granulócitos e contêm: enzimas hidrolíticas, fatores quimiotáticos para neutrófilos e eosinófilos, heparina, histamina, e substância de reação lenta; os dois últimos são substâncias vasoativas que promovem vasodilatação, principalmente.
Os basófilos possuem, na membrana plasmática, receptores para ligação à imunoglobulina E (IgE); em exposições subsequentes ao alérgeno, ocasiona a liberação dos agentes vasodilatadores de seus grânulos e ocorrem os fortes distúrbios vasculares associados à hipersensibilidade e à anafilaxia.
¹ Como citar: