Cerebelo

  Ribeiro, L.F.C.; De Quadros, Â.A.G.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Kunz, R.I.¹

  O termo cerebelo significa “pequeno cérebro". Essa estrutura é a segunda maior do encéfalo e sua função primordial é relacionada com a motricidade somática, é responsável pelo equilíbrio, controle do tônus muscular, coordenação motora. Além disso, participa de processos cognitivos, como a atenção e a linguagem, além de outras funções, sempre de maneira involuntária e de modo inconsciente.

  É formado por dois hemisférios  cerebelares que possuem dobras transversais chamadas folhas, as quais são entremeadas por fissuras. Estes hemisférios são separados pelo vérmis, estrutura filogeneticamente mais antiga.

  As folhas do cerebelo são análogas aos giros, e as fissuras, aos sulcos do telencéfalo. De acordo com a distribuição das substâncias branca e cinzenta, pode-se dizer que possui um córtex cerebelar (substância cinzenta) envolvendo um corpo medular (substância branca), onde há os núcleos centrais do cerebelo (denteado, emboliforme, globoso e do fastígio - não mostrado).

  O córtex cerebelar apresenta três estratos celulares, as camadas: molecular, imediatamente inferior à pia-máter; de células de Purkinje; e granular, mais profunda.

¹ Como citar:

  • Nas referências: RIBEIRO, L.F.C.; DE QUADROS, Â.A.G.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; KUNZ, R.I. Tecido nervoso, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Ribeiro et al. (2016) ou (RIBEIRO et al., 2016).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.