Neutrófilos

  Beu, C.C.L.; Guedes, N.L.K.O.; De Quadros, Â.A.G.¹

  Os neutrófilos, também denominados polimorfonucleares, são os leucócitos mais numerosos observados em esfregaços sanguíneos e têm núcleo multilobulado, formado por dois a cinco lóbulos ligados por pontes delgadas de cromatina. O neutrófilo maduro tem três ou quatro lóbulos nucleares mas o neutrófilo jovem não tem o núcleo lobulado e é denominado neutrófilo com núcleo em bastonete ou bastonete, porque o núcleo tem a forma de bastonete curvo.

  O citoplasma do neutrófilo contém numerosos grânulos específicos e azurófilos. Os primeiros são menores, mais numerosos e possuem agentes antibacterianos, característica que indica sua função de fagócito ativo. Também possuem componentes para reposição da membrana e para auxiliar na proteção da célula contra oxidação. Os grânulos azurófilos são maiores; são os lisossomos do neutrófilo, contém peptídios, proteínas antibacterianas e enzimas lisossomais. As demais organelas estão presentes mas não em quantidade e tamanho significantes.

  Os neutrófilos são a primeira linha de defesa do organismo: fagocitam, matam e digerem fungos e bactérias. Os fagócitos atuam na inflamação, processo no qual há resposta do tecido no local da lesão. Na inflamação há aumento da permeabilidade vascular e, como consequência do aumento do líquido intersticial, células sanguíneas migram para o local da inflamação. Depois que o neutrófilo fagocita uma bactéria, por exemplo, a interação dos grânulos específicos e os azurófilos mata a bactéria e o neutrófilo morre. O acúmulo de neutrófilos mortos e bactérias forma o pus.

¹ Como citar:

  • Nas referências: BEU, C.C.L.; GUEDES, N.L.K.O; DE QUADROS, Â.A.G. Tecido conjuntivo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de mar. 2017. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Beu et al. (2017) ou (BEU et al., 2017).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.