Monócitos

  Beu, C.C.L.; Guedes, N.L.K.O.; De Quadros, Â.A.G.¹

  Os monócitos são os maiores leucócitos observados em esfregaços de sangue e têm núcleo ovoide em forma de rim ou ferradura, localizado na periferia do citoplasma. O núcleo dos monócitos é mais claro do que o dos linfócitos. Grânulos azurófilos muito delgados estão presentes no citoplasma.

  Os monócitos são as células precursoras do sistema mononuclear fagocitário, pois representam uma fase na maturação das células mononucleares fagocitárias provenientes da medula óssea. Da medula óssea, estas células passam para o sangue por alguns dias; ao saírem dos capilares e vênulas, penetram em órgãos ou tecidos nos quais irão diferenciar-se em macrófagos.

  Os macrófagos teciduais participam da fagocitose de bactérias e outros detritos teciduais e permanecem mais tempo no local da inflamação. O monócito-macrófago também atua em respostas imunes ao concentrar antígenos e apresentá-los aos linfócitos.

¹ Como citar:

  • Nas referências: BEU, C.C.L.; GUEDES, N.L.K.O; DE QUADROS, Â.A.G. Tecido conjuntivo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de mar. 2017. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Beu et al. (2017) ou (BEU et al., 2017).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.