Secreção Endócrina - Tireoide

  Torquatto, E.F.B.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Guedes, N.L.K.O.¹

  A tireoide é uma glândula endócrina que armazena hormônios imaturos - denominados coloides - dentro de cavidades esféricas envoltas por células secretoras. Estas unidades denominam-se folículos – que são compostos por células epiteliais foliculares secretoras denominadas tireócitos, que normalmente são cúbicas.

  O tamanho do folículo e a altura das células dependem do grau de atividade secretora e da quantidade de hormônios armazenados no folículo (coloide), ou seja, quanto maior o nível de atividade da glândula, mais altas serão as células e maiores serão os folículos. Logo, quanto menor a atividade glandular, mais cúbicas serão as células e menores serão os folículos. Por isso, podem-se observar os folículos tireoidianos em tamanhos variados. Cada folículo é circundado por um delicado tecido conjuntivo que contém uma rica rede de capilares fenestrados.

  A secreção tireoidiana envolve a reabsorção do coloide (hormônio) na luz folicular, sua liberação no espaço extracelular circundante e subsequente difusão para a rede de capilares que circunda cada folículo.

  Ainda, células parafoliculares (ou células C) encontram-se isoladas ou em grupo entre os folículos, ou seja, localizadas na periferia folicular. Estas são grandes e com núcleo esférico no centro celular. Seu citoplasma cora-se palidamente pela técnica de hematoxilina e eosina (HE). As célula parafoliculares secretam a calcitonina (regula os níveis de cálcio no sangue).

¹ Como citar:

  • Nas referências: TORQUATTO, E.F.B.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; GUEDES, N.L.K.O. Tecido epitelial, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Torquato et al. (2016) ou (TORQUATO et al., 2016).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.