Estratificado Pavimentoso

  Torquatto, E.F.B.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Guedes, N.L.K.O.¹

  Esse epitélio apresenta número variável de camadas celulares (até trinta e cinco), em transição morfológica e funcional, ou seja, tem desde células cúbicas na base até células achatadas no ápice.

  As células da camada basal (indiferenciadas) apresentam o núcleo arredondado e central. Já as células da camada intermediária são células poliédricas com o núcleo arredondado e de localização central. Além disso, essas células nas camadas superiores são mais achatadas e têm o núcleo oval. Por fim, as células da camada superficial, altamente diferenciadas, são pavimentosas com o núcleo achatado e central. Estão dispostas paralelamente à superfície livre do epitélio.

  As células da camada basal sofrem divisões mitóticas regulares, dando origem a uma sucessão de células que são progressivamente empurradas para a superfície livre. Durante essa migração, as células sofrem degeneração, morrem, descamam e são substituídas pelas camadas mais profundas.

  Assim como os demais epitélios estratificados, esse epitélio apresenta função protetora, sendo que o grau e a natureza da estratificação se relacionam com os tipos de desgastes físicos ao qual a superfície se expõe. Em geral, são desprovidos de função de absorção e secreção devido à espessura. Ademais, o epitélio estratificado pavimentoso adapta-se bem à abrasão moderada e é encontrado revestindo a cavidade oral, faringe, esôfago, canal anal e vaginal (superfícies úmidas).

¹ Como citar:

  • Nas referências: TORQUATTO, E.F.B.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; GUEDES, N.L.K.O. Tecido epitelial, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Torquato et al. (2016) ou (TORQUATO et al., 2016).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.