Eosinófilos

  Beu, C.C.L.; Guedes, N.L.K.O.; De Quadros, Â.A.G.¹

  Os eosinófilos, que têm o núcleo caracteristicamente bilobulado, são assim denominados porque têm, em seu citoplasma, grânulos grandes, corados por eosina. Quando os eosinófilos são observados em microscópio eletrônico, pode-se identificar um corpo cristalino ou cristaloide no centro dos grânulos.

  Os grânulos são os lisossomos dos eosinófilos e contêm enzimas hidrolíticas (peroxidase, histaminase, arilsulfatase) e outras proteínas. Devido às suas características e à ação do conteúdo de seus grânulos, os mastócitos, têm atividade antiviral; promovem o aparecimento de poros nas células-alvo; induzem a degranulação dos mastócitos e basófilos; modulam negativamente a ação linfocitária; diminuem os efeitos prejudiciais dos agentes vasoativos pela ação da histaminase e arilsulfatase; promovem a formação de espécies reativas de oxigênio; fazem fagocitose de complexos antígeno-anticorpo.

¹ Como citar:

  • Nas referências: BEU, C.C.L.; GUEDES, N.L.K.O; DE QUADROS, Â.A.G. Tecido conjuntivo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de mar. 2017. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Beu et al. (2017) ou (BEU et al., 2017).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.