Apresentação

*clique em cima do asterisco (*) para saber mais sobre o assunto.
 
ÁREA DE OUVIDORIA
 
A OUVIDORIA da UNIOESTE é um canal de comunicação para que o cidadão possa se comunicar por meio de denúncias, reclamações, sugestões, elogios, bem como, solicitar informações públicas Institucionais dos Campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e Reitoria.
 
A Ouvidoria Hospitalar* responde pelos atendimentos na área da saúde e que ocorrem no âmbito do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
 
Resolução nº 098/2023-COU de 13 de julho de 2023 - Institui as áreas e o Sistema de Controle Interno, Integridade e Compliance da UNIOESTE, e aprova os Regulamentos das áreas de Auditoria Interna, Controladoria Interna, Corregedoria, Integridade e Compliance, Ouvidoria e Transparência.
 
Resolução nº 099/2023-COU de 13 de julho de 2023 - Aprova o Código de Ética e Disciplinar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
 
A Ouvidoria ao receber as solicitações dos cidadãos procederá análise e encaminhará aos setores competentes para que os responsáveis tomem as providências necessárias no retorno ao cidadão.

O ouvidor agirá de maneira aberta, honesta e objetiva, buscando facilitar o processo de comunicação e agilizar as informações, agindo com transparência, dignidade e respeito.
 
Sobre os registros das manifestações, temos:
- Sugestão: Ideias ou propostas de melhoramentos de políticas e serviços prestados pela Administração Pública.
Elogio*: Satisfação ou felicidade com um atendimento ou com a prestação de serviços públicos.
Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa ao serviço ou agente público.
Denúncia: Comunicações de infrações disciplinares, crimes, prática de atos de corrupção e violação de direitos.
Solicitação/Pedido: Requerimento de atendimento ou serviço ou ainda comunicar um problema.
Acesso à Informação: Solicitação de acesso às informações públicas da Instituição.

As denúncias podem ser feitas de três modos: identificado, sigiloso ou anônimo.
 
No caso de denúncia ANÔNIMA ela somente será analisada se forem encaminhados dados que possibilitem a sua verificação, como nome e sobrenome do denunciado, e quando, onde e como a situação irregular ocorreu.
 
Ao formular a sua manifestação, tente usar uma linguagem simples e objetiva, indicando o máximo de informações possível, como datas, locais, nomes, endereços, etc. conforme o caso, a respeito dos fatos e especifique o que deseja, pois desta forma, as respostas também serão mais completas e de qualidade. 
 
Para registrar uma DENÚNCIA anônima/sigilosa é necessário protocolar no Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO), no seguinte link: http://www.transparencia.pr.gov.br/pte/contato 
 
Desejamos que o cidadão, seja ele da comunidade interna ou externa à Unioeste, seja bem acolhido na Ouvidoria sentindo-se a vontade para expor seu problema ou percepção de problema em virtude de irregularidades que possa ter percebido na Instituição.
 
 

Como saber se estou sofrendo assédio?*

Acesse o site da CGE para saber se o seu caso se enquadra em assédio: https://www.cge.pr.gov.br/Pagina/Campanhas-de-Combate-ao-Assedio-em-Ambiente-de-Trabalho

Importante: se você está sofrendo agressões físicas ou sexuais neste momento, procure a polícia militar ou ligue 190.

 

 

Os registros de ELOGIO* à administração pública / servidores devem ser identificados (identificado ou sigiloso)Registros anônimos não serão tratados.

  • Identificado: Seus dados cadastrais são obrigatórios;
  • Sigiloso: Seus dados cadastrais são solicitados, porém serão mantidos em nossa posse e não serão repassados e/ou veiculados no decorrer da tramitação da reivindicação.

Após registro no formulário específico* de elogio, você poderá acompanhar utilizando o número de protocolo e o código de consulta enviado para o seu e-mail.

 
 
 

 

Servidora ou servidor, você sabe onde denunciar irregularidades ocorridas no serviço público?

No Paraná, o canal é a Ouvidoria, que pode ser a de sua secretaria, órgão ou entidade ou a Ouvidoria-Geral do Estado.

Por quê?

  • Os servidores lotados nas Ouvidorias têm o compromisso com o sigilo, o que dá mais segurança aos denunciantes.
  • As Ouvidorias do Paraná usam o mesmo sistema, informatizado, exclusivo e auditável, e têm estrutura para o atendimento, fluxos de trabalho definidos e legislação publicada.
  • O Decreto 7.791/2021 define as Ouvidorias como o canal de recebimento de denúncias quanto à prestação de serviços públicos e à conduta de agentes públicos; também dá mais segurança ao servidor denunciante:

I – direito à proteção da identidade, nos moldes do art. 6º deste Decreto;
            II - autorização temporária para teletrabalho ou transferência de seu ambiente laboral, no caso de situações hostis e ameaçadoras;
            III - proteção contra retaliações no ambiente de trabalho;
            IV - medidas de proteção à integridade física.

Atenção: o servidor que tiver ciência da ocorrência de uma irregularidade tem a obrigação de trazer ao conhecimento da gestão (Lei 6.174/1970 Estatuto do Servidor Público). O meio correto e eficaz para fazê-lo é a Ouvidoria.

Legislações*: https://www.unioeste.br/portal/nic-nucleo-de-integridade-e-compliance/ouvidoria-nic/legislacoes

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Informações das Ouvidorias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE):
Endereço da Unioeste-Reitoria: Rua Universitária, 1619, Jardim Universitário, Cascavel - PR, CEP 85.819-110
Endereço da Unioeste-HUOP: Av. Tancredo Neves, 3224 - Bairro Santo Onofre, Cascavel - PR, CEP 85.806-470
E-mail da Ouvidoria Geral: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (45) 3220-5635
E-mail da Ouvidoria Hospitalar (HUOP): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (45) 3321-5392
Horários de atendimento: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 de segunda-feira a sexta-feira.
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Orientações para registros das reivindicações / manifestações:

Os registros de ELOGIO à administração pública / servidores devem ser identificados (identificado ou sigiloso). Registros anônimos não serão tratados.

  • Identificado: Seus dados cadastrais são obrigatórios;
  • Sigiloso: Seus dados cadastrais são solicitados, porém serão mantidos em nossa posse e não serão repassados e/ou veiculados no decorrer da tramitação da reivindicação.

Após registro no formulário específico* de elogio, você poderá acompanhar utilizando o número de protocolo e o código de consulta enviado para o seu e-mail.

As solicitações por meio dos registros de LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA da administração pública / servidores devem ser identificados (identificado ou sigiloso). Registros anônimos não serão tratados.

Para registro de SOLICITAÇÃO / PEDIDO à administração pública, de modo a agilizar a tratativa de sua manifestação é importante o detalhamento do fato, indicação da Unidade do estabelecimento de ensino/HUOP, Município e setor.

Para registro da SUGESTÃO à administração pública / servidores, de modo a agilizar a tratativa de sua manifestação é importante o detalhamento do fato, indicação da Unidade do estabelecimento de ensino/HUOP, Município e setor.

Para registro de RECLAMAÇÃO à administração pública / servidores, de modo a agilizar a tratativa de sua manifestação é importante o detalhamento do fato, indicação da Unidade do estabelecimento de ensino/HUOP, Município, setor, nome completo dos envolvidos, data e horário. E caso tiver disponibilidade, vídeos, conversas em redes sociais e documentos, como comprovantes da reclamação.

Para registro de DENÚNCIA da administração pública / servidores, de modo a agilizar a tratativa de sua manifestação é fundamental o detalhamento do fato, indicação da Unidade do estabelecimento de ensino/HUOP, Município, setor, nome completo dos envolvidos, local da ocorrência, data e horário. E caso tiver disponibilidade, vídeos, conversas em redes sociais e documentos, como comprovantes da reclamação.

As denúncias podem ser feitas de três modos: identificado, sigiloso ou anônimo.

No caso de denúncia ANÔNIMA ela somente será analisada se forem encaminhados dados que possibilitem a sua verificação, como nome e sobrenome do denunciado, e quando, onde e como a situação irregular ocorreu.
 
Ao formular a sua manifestação, tente usar uma linguagem simples e objetiva, indicando o máximo de informações possível, como datas, locais, nomes, endereços, etc. conforme o caso, a respeito dos fatos e especifique o que deseja, pois desta forma, as respostas também serão mais completas e de qualidade. 
 
Para registrar uma DENÚNCIA anônima/sigilosa é necessário protocolar no Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO), no seguinte link: http://www.transparencia.pr.gov.br/pte/contato 
 
 
ACESSO A CARTA DE SERVIÇOS DA UNIOESTE
 
   A Carta de Serviços da UNIOESTE* reune as atividades realizadas pela Universidade e disponíveis para a Comunidade Interna e Externa da Instituição, com descrição das responsabilidades dos setores e do acesso aos serviços, e-mail, telefone, endereço e página eletrônica setorial, da Entidade, em especial dos cursos e os atendimentos à comunidade universitária e à sociedade externa (nacional e estrangeira).
   Trata-se de uma importante ferramenta para a sociedade, que contribui para facilitar o direito dos cidadãos de acesso à informação, assim como para reforçar a transparência institucional.
   
 
 

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