Vestibular Unioeste 2023 será no dia 05 de fevereiro

Chegou a hora!

O Vestibular da Unioeste, Universidade pública, gratuita e multicampi estadual do Paraná, já tem data marcada: 05 de fevereiro de 2023.

Com a data garantida é hora de dar o primeiro passo, e para que isso aconteça é preciso se inscrever de 14 de novembro de 2022 até 19 de dezembro de 2022 pelo site: www.unioeste.br/vestibular.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná está presente em cinco cidades: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. São 64 cursos distribuídos nos 5 campi, o que aumenta a possibilidade de escolha dos candidatos.

Inscrições

Neste ano o período de inscrições será mais curto e quem antecipar o pagamento da taxa terá desconto. Realizando as inscrições até às 23h59 do dia 07 de dezembro e o pagamento até 08 de dezembro de 2022, o valor será de R$ 175,00, desde que realizado via PIX ou boleto. Depois dessa data o valor sem desconto fica R$ 196,00, que é o mesmo para quem pagar via cartão de crédito. O prazo para a inscrição segue até o dia 19 e o pagamento pode ser realizado até 20 de dezembro, em qualquer uma das modalidades (boleto, cartão de crédito ou PIX).

Como a Unioeste é reconhecidamente uma das melhores universidades do país, o que desperta o interesse de pessoas em todo o Brasil, é possível que o candidato escolha entre nove cidades o local para realização da prova, são elas: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Maringá, Curitiba, Guarapuava e Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Isenção

Para quem pretende solicitar a isenção da taxa, o processo será o mesmo da última edição, ou seja, deve ser ser solicitada durante o período de inscrição (14 a 19 de dezembro de 2022) e o candidato deve estar regularmente inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, conforme legislação em vigor.

Para os cursos relacionados a seguir, não será cobrada a taxa de inscrição:
  • Câmpus de Cascavel: Letras/Português/Italiano;
  • Câmpus de Foz do Iguaçu: Hotelaria; Letras/Português/Espanhol; Matemática; Turismo;
  • Câmpus de Francisco Beltrão: Geografia/Bacharelado; Geografia/Licenciatura; Pedagogia/Matutino; Serviço Social;
  • Câmpus de Marechal Cândido Rondon: Geografia/Licenciatura; História/Matutino; História/Noturno; Letras/Português/Alemão; Letras/Português/Espanhol;
  • Câmpus de Toledo: Ciências Sociais; Engenharia de Pesca; Filosofia/Matutino; Filosofia/Noturno; Química/Bacharelado; Química/Licenciatura.
 Vagas reservadas

Desde a última edição do Vestibular Unioeste são disponibilizadas vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (vaga PCD), ao todo em 2023 serão 132 direcionadas somente para este público.

Outro destaque importante é para as vagas de Escola Pública (vaga EP) e para Pretos e Pardos (vaga PP).

“Além da vaga para a Pessoa com Deficiência, assim como nas outras edições, 50% das vagas são destinadas para a Escola Pública, que a gente sempre chamou de cotista e, dessas vagas, 20% agora é reservado para aqueles que se autodeclararem preto ou pardo. Para concorrer à vaga como preto ou pardo, além de atender ao requisito da Escola Pública, que é ter cursado todo o ensino médio em escola pública e não ter curso de graduação, a pessoa que se autodeclarar preto ou pardo na inscrição e for classificada no limite das vagas, será convocada à comparecer para avaliação de banca/comissão e, quem não comparecer ou não for aprovado, será desclassificado”, explica o Coordenador do Vestibular Unioeste Paulo Renan Effgen.

Mais informações

Todas as informações necessárias já estão disponíveis em nosso site, desde conteúdos programáticos e obras literárias, até detalhes dos cursos e em qual campus ele é disponibilizado. As redes sociais da Unioeste também serão instrumentos de informações, vale ficar de olho no insta: @unioestepr e face: unioesteoficial.