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Central de Notícias

Unioeste: Acadêmicos de Enfermagem atuam nas Unidades de Saúde

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  campus Cascavel, busca formar enfermeiros humanistas, críticos e reflexivos. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Com capacidade de identificar e atuar nos problemas/situações de saúde-doença presentes tanto no contexto hospitalar, nas unidades básicas de saúde como escolas. Para tanto, para obter essa formação o curso da Unioeste desenvolve atividades teóricas práticas, práticas supervisionadas, assistenciais, de pesquisa, extensão e estágio ao longo de cinco anos de estudo.

De acordo com as professoras Franciele Foschiera Camboin, Beatriz Gonçalves de Oliveira Tozo e Cláudia Vieira o aluno de Enfermagem aprende durante o curso as bases para atuação em saúde, a qual é formada pelas seguintes grandes áreas: Saúde do Adulto e idoso, Saúde pública, Saúde da mulher e Saúde da criança e adolescente. Para tanto, durante este período uma das disciplinas contempladas no escopo do curso está a disciplina de enfermagem em puericultura, cuidado da criança e adolescente sadios e criança e adolescentes hospitalizados desenvolvida no quarto ano do curso. Nesta disciplina o acadêmico se prepara para desempenhar o papel do enfermeiro nas consultas de enfermagem em puericultura conforme é regulamentado pelo Decreto Federal nº 94.406/1987 Lei do exercício profissional da enfermagem.

Assim, explicam as professora, é na consulta de puericultura que o acadêmico/aluno estabelece vínculo com a mãe, realiza a avaliação do estado geral de crescimento e desenvolvimento da criança por meio do exame físico, realizando uma entrevista com a mãe ou cuidador da criança para ter informações que auxiliem na identificação das necessidades de saúde e seja possível planejar a intervenção precoce caso seja observado alguma alteração tanto no relato durante a entrevista como no exame físico e testes de desenvolvimento realizados. “Ressalta-se que, durante a formação do acadêmico para desenvolver a consulta de puericultura, primeiramente o aluno passa por etapa de aprendizagem teórico-prática em sala de aula e no laboratório de técnicas de enfermagem e depois desenvolve as atividades praticas supervisionadas nas unidades de saúde e unidade de internação pediátrica, sempre sob supervisão do enfermeiro docente. Dessa forma, o aluno nunca permanece sozinho na sala durante a consulta de enfermagem, assim como, os alunos seguem padrões de cuidado com as crianças como lavagem das mãos, uso de luvas, e uma série de critérios que norteiam ações para garantir um atendimento integral, contínuo e de qualidade às crianças atendidas na Unidades Básicas de Saúde”, ressaltam.

Assim, o objetivo final da consulta de enfermagem é o aconselhamento da mãe para o crescimento e desenvolvimento da criança de acordo com os marcos do desenvolvimento esperado para cada fase de vida da criança, de modo que esta cresça e se desenvolva de forma saudável. Como última etapa da consulta de enfermagem, o acadêmico e o docente realizam orientações a mãe/cuidador sobre os achados na consulta e, por vezes são necessários encaminhamentos a outros profissionais, os quais são realizados de acordo com a rotina da unidade de saúde. Realizando-se sempre o agendamento da próxima consulta e os registros dos achados no prontuário da criança e no Cartão de saúde dessa.  “A realização da consulta de enfermagem em puericultura está prevista e regulamentada no Estado do Paraná por meio da linha guia do programa materno-infantil, sendo intercaladas com as consultas médicas. As consultas do enfermeiro também são previstas e regulamentadas na portaria nacional da atenção básica, que orienta a oferta de serviços nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Desse modo,  temos a intenção de informar a população, que porventura desconheça que as consultas também são atividades previstas e regulamentadas para sua execução pelo enfermeiro”, concluem  as professoras.

O amor pela Enfermagem

A Acadêmica do quinto ano do curso de Enfermagem, Fátima Ricaczeski, conta que desde o início da graduação a disciplina que eu mais tinha ansiedade e vontade de fazer e que esperou por praticamente toda sua  graduação toda praticamente, foi a disciplina de Pediatria. “Eu cursei recentemente no 4º ano essa disciplina, e eu adorei foi muito bacana porque quando a gente estuda o que nós gostamos é sempre muito produtivo, então eu gostei muito, achei muito coerente inclusive a forma com que os docentes fizeram a distribuição das avaliações após cada aula, após cada conteúdo, assim ficava tudo fresquinho e eu conseguia colocar meus conhecimentos a prova de uma forma melhor, como eu falei desde o início essa era uma área que me despertava muito interesse, tanto é que estou desenvolvendo meu TCC meu Trabalho de Conclusão de Curso, na área de saúde da criança e escolhi a aula de Pediatria de unidade de pediátrica no HUOP, para desenvolver meu estágio curricular hospitalar, e eu tenho a dizer que eu estou gostando bastante e gostando cada vez mais da Pediatria, então eu só tenho a agradecer aos docentes, muito obrigada”, enfatiza.

 

Assessoria de Comunicação Social

 

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