Cascavel: Unioeste realiza testes rápidos para HIV e sífilis

O Coletivo ISTeja Prevenido da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizará testes rápidos sanguíneos para HIV e sífilis amanhã (24) no campus de Cascavel. O teste é gratuito, rápido e sigiloso: será coletado uma gota de sangue e o resultado sai em cerca de 30 minutos e acontece das 8h30 às 11 horas e das 19h30 às 21 horas no ambulatório do campus (perto do caracol).

Para o diretor do campus, Aníbal Mantovani Diniz, essa é uma iniciativa importante para a prevenção das doenças. “É mais um ato de preocupação com a saúde de todos, fica o convite a todos, professores, alunos, servidores”.

O teste rápido é uma importante medida de prevenção e conscientização sobre as ISTs, e é realizado em parceria com o Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias (CEDIP) da Prefeitura de Cascavel. “É muito importante realizar o teste de HIV frequentemente, sobretudo se a pessoa vivenciar uma situação de risco, como manter relação sexual sem camisinha. O diagnóstico precoce permite a busca pelo tratamento no tempo certo, possibilitando que a pessoa ganhe muito em qualidade de vida”, destaca Wevellen Canola Perin Bonsere, enfermeira do Ambulatório do Pronto Atendimento Psicopedagógico e Saúde Integrada (Papsi) da Unioeste.