Unioeste Cascavel: formandos de Farmácia colam grau de forma on-line

Em tempos de pandemia, os formandos do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, colaram grau de forma online na última sexta-feira, 11. Foram dez formandos que receberam o grau de farmacêutico, o restante da turma colará grau em outubro.

A cerimônia foi realizada pelo reitor da Universidade, professor Alexandre Weber, além da servidora Marines da Cruz Monteiro, membro do Conselho Universitário da Unioeste e a secretária geral, Alice Samanta Contato Andriollo. Também participaram da formatura, de forma virtual, a coordenadora do curso de Farmácia, professora Mônica Tereza Suldofski, os professores Alexandre Maller, Luciana Bill Mikito Kottwitz, Luciana Oliveira De Fariña, Suzane Virtuos e servidores da Unioeste.

Para o reitor da Unioeste, o momento de colar grau faz refletir sobre o papel da universidade. “Eu adoro fazer formatura, se conseguir estar presente, eu vou estar pois a formatura me faz entender a importância da nossa universidade e o papel dela. A universidade pública não apenas forma, mas também transforma, seja os estudantes, os professores ou os agentes universitários, assim transformamos a sociedade mais justa e mais humana”, expõe Alexandre.

A professora Luciana Oliveira de Fariña foi a escolhida para ser a paraninfa da turma formanda do curso de Farmácia, para ela durante o período da graduação não foram poucos os momentos de convívio mais diversos na universidade. “Mesmo com essa experiência de estar distante, o desejo e carinho é o mesmo e eu gostaria de estar ao vivo entregando para cada um o sonhado canudo que vai ficar na memória e no coração. Mesmo que este momento não nos possibilite de estarmos juntos, a gente para e pensa nas escolhas que vocês fizeram há cinco anos, quem entrou não é o mesmo que está saindo agora”, relata.

As cerimônias de colação na Instituição, ou seja, em seus cinco campi (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu), estão sendo avaliadas, individualmente, de que forma serão realizadas (on-line ou presencial) a fim de respeitar as restrições impostas pela pandemia.

Texto: Milena Griz, supervisão: Patricia Bosso