HUB de Inovação da Unioeste recebe apoio da Seti

O HUB de Inovação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná foi um dos locais visitados pelo superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. Nesta quinta-feira (22) ele pode conhecer um pouco de como o tema inovação está sendo desenvolvido junto à universidade.

Inaugurado neste ano, o HUB, na Unioeste, oferece o espaço físico para empreendedores criarem startups e desenvolverem projetos inovadores. A iniciativa da Universidade em parceria com a Unimed e o Sebrae surgiu a partir dos Hackathons (maratonas de inovação) desenvolvidos pela Unimed Cascavel e pelo Sebrae nos anos de 2018 e 2019.

Com o HUB de Inovação, a Unioeste contribui com o desenvolvimento e a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo em Cascavel, tendo como principal foco a comunidade acadêmica. A Universidade busca fazer parte do tríplice hélice na construção do Ecossistema de Inovação da cidade, além de contribuir para alavancar novos empreendimentos/emprego/trabalho/renda na região, e fornece suporte técnico às equipes oriundas de outros Hackathons (startups em estágio inicial de desenvolvimento da ideia, dentre outros interessados).

A coordenadora do Núcleo, professora Maria da Piedade, explicou que o  HUB de Inovação é localizado no espaço anexo ao Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (NUPEACE) da Unioeste. “A importância desse projeto é trazer a cultura do empreendedorismo para dentro da Universidade, então aqui vamos estar pré-encubando projetos da Unimed oriundos de Hackathon.”.

O superintende Aldo comentou também, na oportunidade, que “o desafio é que esse projeto se torne mesmo uma cultura empreendedora na universidade e nas empresas”, reforçando ainda o apoio da Superintendência na consolidação do projeto.

A Unioeste quer contribuir com o desenvolvimento e com a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo em Cascavel, tendo como principal foco a comunidade acadêmica, por isso a direção da Universidade acredita que a iniciativa possibilitará criar um elo com o setor privado de Cascavel e região. O Pró-Reitor de Administração e Finanças da Unioeste, Geysler Rogis Flor Bertolini, afirma que a Unimed financiou esse espaço “Será um espaço para projetos que a Unimed criará aqui dentro da Universidade para hackathons, um ambiente aberto para inovação”.

Unimed e Sebrae

Para cumprir o objetivo de inovar, em 2018 foi criado o primeiro Hackathon Unimed Cascavel, em parceria com o Sebrae. Já em 2019, a parceria entre a cooperativa e o Sebrae veio com ainda mais força para a segunda edição do Hackathon, com mais tempo e mais participantes da maratona de inovação. Neste ano, com o reforço da Unioeste para a inauguração do HUB de Inovação, a Unimed pretende estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras com foco em todos os públicos de interesse da cooperativa: cooperados, clientes, fornecedores, colaboradores, prestadores de serviço e toda a comunidade.

Para o Sebrae, o HUB representa o desenvolvimento de negócios inovadores em áreas estratégicas, além de possibilitar que os empreendedores e futuros empreendedores tenham um ponto de referência para se conectarem com o ecossistema.

Equipe ACS