Central de Notícias

Laboratório de Pesquisa: Governo e Seti investem na consolidação da pesquisa na Unioeste

O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, em visita ao Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conheceu as instalações da edificação Bioinfra e pode ver de perto como a estrutura, que em alguns meses será usufruída por acadêmicos, pesquisadores e professores se aproxima da fase de conclusão de maneira rápida e satisfatória.

O novo prédio servirá de infraestrutura multiusuária de pesquisa e Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais e Programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e Saúde. Para dar prosseguimento foram liberados mais R$ 800 mil reais contemplados pelo Governo do Estado, e contou com a intervenção do deputado estadual Gugu Bueno que garantiu a finalização da 2° fase das obras.

A estrutura, em um primeiro momento, foi projetada para ser composta por dois pavimentos com uma área total de 1.491,52m2 e contou com recursos do FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), mas como estes não foram suficientes para conclusão da obra a direção do campus percebeu a possibilidade de incluir um novo pavimento, garantindo assim mais espaço para pesquisa "Vimos que era possível aproveitar ainda mais este novo espaço e partimos em busca de recursos do Governo do Estado para a construção de mais um andar. Primeiro conseguimos 1.1 milhão e  vamos finalizar toda a estrutura com este novo recurso liberado", explica o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber.

A liberação dos 800 mil reais foi feita por intermédio do deputado estadual Gugu Bueno que levou a demanda para o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. “Logo que assumiu, o Gugu tomou a decisão: Eu quero ajudar a Unioeste, porque a Unioeste é o carro-chefe no desenvolvimento da nossa região. O Gugu tomou a decisão certa em querer apadrinhar a Universidade. Vamos juntos contribuir para que a Unioeste faça ainda melhor do que já vem fazendo, com a melhor condição de infraestrutura”, disse.

Ainda de acordo com o reitor, a finalização desta nova estrutura, que deve acontecer nos próximos meses, será essencial para o funcionamento imediato do local. "O Gugu tem se demonstrado o deputado que entende a nossa Universidade, tem sido um grande parceiro também do hospital e o professor Aldo, nesse momento difícil que atravessamos com a pandemia, foi fundamental nessa conquista, um trabalho unificado nas universidades só nos fortalece. A Unioeste cresceu muito nos últimos anos”, comentou Alexandre.

Na oportunidade o deputado Gugu Bueno enfatizou ainda que é “uma alegria trabalhar pela Unioeste. Sempre reconheci o papel da Unioeste, tenho uma visão muito clara que essa é uma região muito pujante que vai crescer muito e com toda certeza tem e terá cada vez mais o papel de protagonismo nesse desenvolvimento, especialmente quando se pensa em pesquisa, é um prazer poder usar essa articulação e o relacionamento com o Governo, com apoio do governador Ratinho, a favor da Unioeste. O que também tem facilitado o trabalho é a parceria com o superintende Aldo e o bom momento da Unioeste dentro do Governo pelas ações que vem desenvolvendo”.

Esta garantia de continuidade das obras também é lembrada pelo diretor do Campus Cascavel, Anibal Mantovani Diniz, como uma maneira de estreitar ainda mais a confiança que vem sendo consolidada entre a Universidade e a sociedade "Vamos atender dois programas de conservação de Recursos Naturais e também o programa de Mestrado e doutorado em Biociência e saúde. Os pavimentos permitirão atender a pesquisa, setor que a Unioeste tem avançado muito, principalmente ao oferecer à sociedade em geral, projetos de altíssima relevância. Só temos a agradecer a contribuição do Governo do Estado por intermédio do deputado estadual Gugu Bueno".

Do ponto de vista acadêmico, a conclusão é a possibilidade de oferecer ainda mais estrutura aos pesquisadores e docentes do campus com o objetivo principal de resolver o problema da falta de espaço físico adequado para alocar equipamentos advindos de projetos de pesquisas, aprovados pelos docentes do programa de pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, por exemplo "A implantação e o término do projeto vai fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (PPRN) e dar condições para a implantação do doutorado, curso aguardado por alunos e professores". explica a Professora Norma Catarina Bueno Coordenadora do Projeto BIOINFRA/FINEP.

Estrutura

O prédio é dividido em três importantes pavimentos. O piso térreo contará com a coleção de Fanerógamas (Herbário UNOP), que em abril de 2019 completou 10 anos de existência e conta hoje com 10.000 exemplares da flora brasileira, além de quatro salas que serão utilizadas por professores, pesquisadores e orientadores, os laboratórios de Identificação Bibliográfica de Plantas, de Prensagem e Apoio Técnico, de Registro e Montagem, de Identificação Estereomicroscópica de Plantas, de Curadoria da Coleção Botânica e Fanerógamas, de Aquários, Dissecação e Fixação de Material Biológico, de Preparação e Análises Citogenéticas Básica e Molecular, de Marcadores Moleculares, de Fotomicroscopia, de Biologia Estrutural e Reprodução de Vertebrados e de Ictiologia, além de almoxarifado e banheiros.

O 1º piso vai abrigar a coleção de Criptógamas (Herbário UNOPA) criado em 1997 e atualmente com 11.000 amostras de algas da região oeste do Paraná, além dos laboratórios de Clorofila, de Curadoria da Coleção Botânica e Criptógamas, de Limnologia, de Ecologia e Microscopia, de Morfologia e Anatomia Vegetal, de Análises Microbiológicas, de Inoculação, de Preparo para microbiologia e laboratório de Reuso de água na agricultura, e outras quatro salas para serem utilizadas por professores, pesquisadores e orientadores e banheiros.

O 2º piso (714,81 m2 ) vai abrigar o Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde 10 salas para professores, pesquisadores e orientadores, 12 salas para alunos de Iniciação científica, Mestrado e Doutorado, Biotério, Sala de experimento, sala de cirurgia, laboratório de Biologia molecular, laboratório de Imunohistologia, histologia, laboratório de Bicho da seda, laboratório de ensino, banheiros.

Equipe ACS 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.