Unioeste: Alunos da empresa júnior entregam projeto de Casa do Estudante e instalação de cisternas

A Casa do Estudante está mais próxima de se tornar realidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. A discussão que é de grande importância, principalmente para os acadêmicos que apresentam maior vulnerabilidade quando chegam de outras cidades para iniciarem seus estudos, ganhou um novo direcionamento nesta terça-feira (20) com a apresentação realizada pela UP Engenharia, empresa júnior da Universidade que também apresentou o projeto de aproveitamento de águas pluviais, através de cisternas, o que deve garantir economia de água ao campus.

Este contato realizado pela UP Engenharia foi feito com o reitor da Unioeste Alexandre Webber, com o objetivo de oferecer soluções para a realidade do campus. “O projeto da Casa do Estudante, será apresentado para os diretores para vermos o interesse na adaptação nos outros campi. Já o projeto da cisterna, é muito importante para o avanço da Universidade como um todo. Hoje, a geração de energia e o aproveitamento da chuva são fundamentais não só para o meio ambiente, mas para equalizar as finanças da nossa Universidade”.

A possibilidade de diminuir custos e ainda permitir que os alunos convivam com outros estudantes pode garantir ainda aproveitamento no ensino e pesquisa destaca o diretor geral do campus de Cascavel, Aníbal Diniz. “Na minha época, encontrei amparo enquanto aluno na Casa do Estudante, foi uma contribuição muito grande para minha formação. Acho que ajuda a manter uma formação diferenciada, onde a pessoa divide com estranhos uma vida acadêmica. Isso faz com que a gente cresça bastante”.

Viviane dos Santos Costa, acadêmica de Engenharia Civil, fez parte da elaboração do projeto, e afirma ter sido uma experiência engrandecedora para a empresa. “Por ser um projeto social, tivemos a oportunidade de colaborar com a Universidade, com uma demanda necessária: a questão da economia de água e do aproveitamento de águas pluviais. Também pudemos contribuir com a Casa do Estudante, uma obra que vai colaborar com vários estudantes que vem de lugares distantes, e precisam de um lugar para ficar aqui na cidade”.

Todo o projeto da Casa do Estudante ainda está em fase inicial, mas já tem feito a diferença para as pessoas que estão envolvidas nas ações. “Esse projeto teve um grande impacto nas nossas vidas. O aproveitamento de águas pluviais e a Casa do Estudante são necessidades que, às vezes, passam despercebidas, mas que fazem diferença na vida das pessoas”, explica Emily Durante, acadêmica de Engenharia Civil e assessora de projetos da empresa. Já Ane Carolina Pereira de Brito, também acadêmica de Engenharia Civil, e assessora de jurídico-financeiro, conta que o projeto “contribuiu tanto para o crescimento dos membros que participaram na elaboração, quanto para o campus de Cascavel”.

UP Engenharia

A UP Engenharia nasceu da necessidade de promover desenvolvimento técnico e a inserção no mercado de trabalho aos acadêmicos de Engenharia Civil da Unioeste, de acordo com os conceitos do Movimento Empresa Júnior.

Sob olhar e tutela dos professores da instituição, a empresa desenvolve serviços completos de engenharia, incluindo projetos arquitetônicos, elétricos, hidrossanitários, prevenção a incêndios e consultoria, além de ser uma das pioneiras na região ao trabalhar com a tecnologia BIM, que permite compatibilizar.

Por Ana Cauneto
Superisão de Patrícia Bosso