Inscrições para seleção de bolsista no Unioeste na Comunidade terminam nesta quinta

A Extensão Universitária da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) apresentou uma crescente evolução, que é facilmente observada através dos projetos e programas que são constantemente desenvolvidos pela Instituição e da grande participação em editais e projetos externos, como a Universidade Sem Fronteira e o Projeto Rondon.

Com o objetivo de contribuir para o processo educativo, mas também viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, a Pró-Reitoria de Extensão desenvolveu um projeto que atende essas demandas: Unioeste na Comunidade. Para tanto a Pró-Reitoria está com inscrições abertas até esta quinta-feira (10 de setembro), para seleção de um bolsista (campus Cascavel) e quatro voluntários (outros campi) para atuar como colaboradores no projeto Unioeste na Comunidade.

O projeto

O projeto busca promover atividades e eventos educativos e de prevenção contribuindo com os diversos seguimentos da sociedade. Para o coordenador do projeto, professor Marcos Freitas, esse é o caminho mais curto entre a sociedade e os acadêmicos. “O projeto leva o acadêmico a fazer ações cívico sociais para o bem estar da sociedade. É multidisciplinar, então envolve direito, justiça, cultura, educação, meio ambiente, entre outros, dependendo sempre do local de atuação.

Por envolver acadêmicos de todas essas áreas, o projeto auxilia na preparação dos alunos para o Projeto Rondon. “O projeto Unioeste na Comunidade é basicamente um Projeto Rondon localizado. Todas as ações que nós vislumbramos para ele, nós trazemos para o Unioeste na Comunidade, e com isso formamos os futuros rondonistas”, explica.

O Unioeste na Comunidade teve início em 2013, e desde então, são desenvolvidos trabalhos relacionados a diversos âmbitos. A área mais atuante do projeto, é a saúde. São realizados exames bucais, medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre os mais variados assuntos, entre outros. Também são promovidas atividades de recreação, teatro e fotografia. Mais de 1.700 docentes e discentes de muitos cursos já se envolveram no projeto, e atenderam mais de 17.500 pessoas.

A pró-reitora de Extensão, Fabiana Regina Veloso, acredita que “este projeto, facilita a organização de equipes de discentes e docentes que poderão levar para a sociedade, o conhecimento adquirido dentro da universidade, e ao mesmo tempo terão a possibilidade de ampliar a possibilidade de interação com a comunidade e com outros profissionais, possibilitando o exercício da multidisciplinaridade, que são exercícios importantes para a formação acadêmica e profissional”.

Este ano, as atividades planejadas para o projeto tiveram que ser adiadas em razão da pandemia. Para o ano que vem, o objetivo é disseminar o projeto em todos os campi, para que pelo menos uma vez ao mês, a Unioeste possa atuar na comunidade, em conjunto com a sociedade, as prefeituras e as secretarias.

Seleção de bolsistas

O edital completo pode ser acessado pelo link: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/proex/proex/extensao-cultura/dac-proex/unioeste-comunidade, e o formulário  de inscrição: http://bit.ly/unioestenacomunidade.

Por Ana Cauneto