Unioeste leva drone e carro elétrico para Show Rural

O Núcleo de Inovação Tecnlógica (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) está no Show Rural que começou ontem (02) em Cascavel. Os pesquisadores da Universidade e da Fundetec estão disponibilizando aos visitantes diversas ferramentas tecnológicas desenvolvidas para o homem do campo. O evento segue até dia 7 de fevereiro.

De acordo com o assessor de Difusão Tecnológica do NIT, Thomas Ramos, durante todo o evento serão apresentados os projetos da Unioeste relacionados a inovação tecnológica, sendo o principal atrativo um  simulador de drone, ou seja, um aparelho que simula um voo de drone por áreas rurais. Esse aparelho desenvolvido pela Unioeste com sensores criados especialmente para essa tecnologia, permite desde  levantamento topográfico até aplicação aérea. “Nesse simulador os visitantes podem interagir e  conhecer melhor a tecnologia. O parelho é autônomo e tem sensores próprios para o campo, totalmente desenvolvimento na Unioeste”, comenta.

Além disso, ainda estará sendo exposto no estande da Unioeste/Fundetec um pulverizador, também autônomo e desenvolvido pela Unioeste, que possui sensores de espaço e consegue desviar de obstáculos na lavoura para fazer a pulverização. “Em primeira mão vamos mostrar essa tecnologia, esse aparelho também é autônomo e executa a pulverização sozinho sem ação humana”, explica Thomas.

Ele conta também que será montado no estande um eletroposto, desenvolvido por alunos de Engenharia na Agricultura, que é de carga semi rápida diferente do que se encontra hoje no mercado convencional. “Esse eletroposto pode carregar os drones  que estarão sendo demonstrados numa arena montada no Show Rural e o carro elétrico que construímos em parceria com a Fundetec que estaremos mostrando para os visitantes”.

Ainda vão estar apresentando projetos e atendendo o público os alunos de vários cursos da Unioeste, a equipe da Usina de Negócios,  Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Nupeace) e do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex).

Texto: Patricia Bosso
Foto: Divulgação