•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste é referência em desenvolvimento regional

0ddca52e b486 4e4c b872 b66f419fc036

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), criado há pouco mais de dois anos, se tornou referência em estudos regionais e pesquisas nas temáticas do desenvolvimento econômico regional e territorial. Atualmente, o NDR é coordenado pelo professor, Jandir Ferrera de Lima, cujas atividades na região Oeste do Paraná tem sido uma referência do papel da Universidade junto à comunidade.

Recentemente o professor, Cidoval Moraes de Souza, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) esteve num evento no Campus de Toledo da Unioeste e referendou o reconhecimento nacional da Instituição como centro de desenvolvimento regional.

Junto ao NDR atuam três grupos de pesquisa: Transporte e Logística (TRANSLOG), Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) e Desenvolvimento, Trabalho e Gênero (DTG). Esses grupos vêm se destacando pela produção científica de relevância e a inserção regional e nacional das suas atividades.

Segundo o coordenador do Núcleo, professor Jandir Ferrera de Lima, “além das atividades de pesquisa e produção cientifica, que são importantes para ratificar a avaliação dos Programas de pós-graduação, o NDR vem atuando junto à extensão e prestação de serviços. Já foram feitas algumas atividades em conjunto com o Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste, além de outras ações em conjunto com as universidades estaduais do Paraná, Prefeituras, organizações e com o governo federal”. O portfólio do NDR em termos de prestação de serviços é bem significativo e as sobras de recursos são direcionadas a investimentos do Colegiado de Economia e dos Programas de Pós Graduação em Economia e Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Além da prestação de serviços, o Núcleo de Desenvolvimento disponibiliza anais de eventos e obras que foram publicadas em conjunto com parceiros nacionais e locais, como a Associação Brasileira de Estudos da População (ABEP), Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Fundação CAPES. Segundo Lima, “pouco adianta termos uma produção cientifica de relevância se ela não está acessível ao público. Além disso, a cooperação internacional tem ganhado um espaço significativo nas nossas atividades”, frisa.

No tocante a cooperação internacional, os pesquisadores do NDR em conjunto com pesquisadores europeus conseguiram disponibilizar um conjunto de bolsas de mobilidade acadêmica no programa Erasmus Plus da União Europeia. Essa ação atendeu acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado junto aos cursos e programas que são a base do Núcleo.

No site do NDR – www.ndrunioeste.com.br – encontra se o portfólio e demais informações da atuação do Núcleo.  

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.