Diretoria de Pós-Graduação

Finalidade e competências:
- Responsável por planejar, coordenar, dirigir e controlar as atividades de sua área de atuação, por assessorar o Pró-Reitor em assuntos de sua competência, por coordenar e acompanhar as atividades universitárias da Pró-Reitoria.
- Assessorar a(o) Pró-reitor(a) em assuntos inerentes à pós-graduação institucional.

Estão vinculados a esta Diretoria:
- Assessoria de Pós-graduação Institucional (DPGI) - responsável pelo acompanhamento, apoio e supervisão dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e dos cursos de pós-graduação lato sensu e residências.
- Assessoria de Capacitação de Servidores (DCD) – responsável pelo acompanhamento de afastamentos para qualificação de docentes e agentes universitários.

Descrição dos serviços oferecidos:
As atividades relativas à Diretoria de Pós-graduação são bastante amplas. Abaixo elencam-se algumas atividades:
- Assessorar e acompanhar propostas de novos cursos de pós-graduação, a partir do Plano Estratégico Institucional da pós-graduação;
- Atender aos coordenadores e professores dos programas nas demandas afetas à pós-graduação.
- Acompanhar os processos de qualificação de Docentes, em nível de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, bem como, de professor/pesquisador visitante.
- Acompanhar os processos de qualificação de Agentes Universitários, em nível de pós-graduação stricto sensu.
- Orientar, supervisionar e acompanhar os programas de pós-graduação stricto sensu no desenvolvimento do processo de autoavaliação.
- Manter atualizados os dados e as informações sobre os cursos de pós-graduação.
- Controlar e executar convênios relacionados à pós-graduação, com órgãos oficiais de fomento, quanto ao pagamento de bolsas e recursos financeiros.
- Acompanhar e divulgar os editais oficiais de órgãos de fomento ao público interessado
- Acompanhar e supervisionar a execução do PROAP/CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu.
- Propor regulamentações relacionadas à pós-graduação, bem como, alterações naquelas existentes.
- Auxiliar e atualizar os programas de pós-graduação stricto sensu com ferramentas de análise de dados para acompanhamento do desempenho dos docentes.
- Assessorar os coordenadores no planejamento de ações para atendimento dos quesitos avaliados pelos comitês de área da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu.
- Assessorar e acompanhar os trabalhos da Comissão de Autoavaliação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (CAA-PRPPG)
- Acompanhar a Assessoria de pós-graduação Institucional (DGPI) e a Assessoria de capacitação de Servidores (DCD) no desenvolvimento de suas atividades.
- Assessorar o(a) Pró-Reitor(a) nos assuntos de sua competência, entre outras atividades correlatas.

Endereço Eletrônico: https://www.unioeste.br/portal/prppg/cursos
Atendimento Presencial: UNIOESTE – Prédio da Reitoria – 2º Piso – PRPPG
Rua Universitária, 1619 – Universitário, 85819-110, Cascavel – Paraná
Dias e horários de Atendimento: Terça-feira e Quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h