Documentação para validação da inscrição

A documentação a seguir deve ser enviada pelo sistema de inscrição para a validação da inscrição:
  1. Comprovante de conclusão do ensino médio até o ano de 2021 - Qualquer um dos documentos a seguir:
    • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente, que comprove a conclusão do ensino médio, contendo as notas de todas as séries;
    • Diploma de Conclusão de Curso de Ensino Médio (no caso de curso técnico);
    • Diploma de Graduação, com o respectivo histórico escolar da graduação;
    • Declaração de Matrícula na última série do ensino médio ou de provável concluinte no ano letivo de 2021, para os estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio e não concluírem até a data da matrícula.
  2. Certidão de Nascimento ou da Certidão de Casamento;
  3. Carteira de Identidade civil ou militar;
  4. CPF ou comprovante da situação cadastral no CPF;
  5. Foto de tamanho 3x4, recente;
  6. Documento militar (apenas para pessoas do sexo masculino e maiores de 18 anos);
  7. Comprovante de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos.

Observações:
  1. Comprovante de conclusão do ensino médio:
    • Concluintes do ensino médio em 2021 que apresentarem a Declaração de Matrícula, devem entregar o comprovante de conclusão do ensino médio até 24 de janeiro de 2022;
    • Participantes do ENCCEJA 2021, devem procurar a instituição ensino para obter documento que comprove sua provável conclusão, até que o resultado seja publicado.
  2. Certidão nascimento ou casamento: a não entrega não impede a realização da matrícula, mas o candidato precisa entregá-la, obrigatoriamente, no decorrer do curso, para registro do diploma;
  3. CPF/Comprovante de situação cadastral: pode ser obtido em www.receita.fazenda.gov.br;
  4. O documento militar é obrigatório apenas para pessoas do sexo masculino e que tenham completado 18 anos até 2021, podendo ser qualquer um desses:
    • Certificado de Alistamento Militar (CAM);
    • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI);
    • Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categoria.
  5. O comprovante de quitação eleitoral é obrigatório apenas para aqueles que estavam aptos a votar na última eleição, ou seja, aqueles que completaram 18 anos até a data das eleições de 2020 e NÃO SERVE O TÍTULO ELEITORAL, podendo ser utilizado os seguintes documentos:
    • Comprovante de votação na eleição de 2020;
    • Comprovante obtido em www.tse.jus.gov.br;
  6. Candidato que realizou seus estudos em instituições estrangeiras deverá entregar, além da documentação relacionada, o Comprovante de Conclusão de Ensino Médio ou Superior, revalidado no Brasil na forma da lei, sendo dispensada a revalidação se o comprovante de conclusão de estudos de nível médio não técnico pertence a país integrante do Mercosul.
  7. O candidato estrangeiro deverá apresentar a seguinte documentação:
    • Comprovante de conclusão de escolaridade de Ensino Médio ou Superior, devidamente revalidado no Brasil, na forma da lei, sendo dispensada a revalidação nos casos de comprovante de conclusão de estudos de nível médio não técnico, realizados nos países integrantes do Mercosul;
    • Documento de registro nacional de estrangeiro (cédula de identidade de estrangeiro) ou Residência Mercosul, emitida por autoridade brasileira, válida à data da matrícula;
    • Foto de tamanho 3x4, recente.

ATENÇÃO:
  • A documentação deve estar no formato PDF;
  • Havendo mais de um arquivo, todos devem ser unificados em um mesmo arquivo PDF.