Professora da Unioeste apresenta pesquisa sobre inclusão em congresso de Investigação Qualitativa em Portugal
A professora Rosely Sobral, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Foz do Iguaçu, participou entre os dias 15 e 17 de julho do 14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa, sediado no Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA), em Vila Nova de Gaia, Portugal. O evento anual reúne representantes da comunidade científica internacional comprometidos com os estudos em pesquisa qualitativa, em áreas como Educação, Saúde, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia.
O Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa tem se consolidado como um espaço importante para o fortalecimento de redes internacionais de pesquisa e para a valorização de abordagens qualitativas na produção científica. A cada edição, o evento busca manter altos indicadores de sucesso e estimular a apresentação de trabalhos com enfoque holístico, interdisciplinar e com impacto social relevante.
Durante o congresso, a professora apresentou o artigo “Investigação qualitativa nos estudos organizacionais: um olhar sobre a diversidade e inclusão em um ambiente universitário”, resultado de suas pesquisas no âmbito da formação docente e inclusão universitária.
Segundo Rosely, a motivação para desenvolver o trabalho surgiu a partir de um levantamento realizado no Programa de Educação Especial (PEE) da Unioeste, que visa mapear boas práticas e propor melhorias no atendimento aos acadêmicos com deficiência.
“A motivação para a pesquisa faz parte do levantamento que o Programa de Educação Especial (PEE) está organizando para levantarmos boas práticas e propormos uma formação continuada para os professores, bem como melhorar o atendimento às necessidades dos nossos acadêmicos atendidos pelo PEE”, explicou.
Com experiência na área de formação docente, especialmente em cursos de bacharelado, a professora destaca que a inclusão precisa ser parte do processo de ensino em todas as áreas do conhecimento:
“Como eu pesquiso sobre formação docente nos cursos de bacharelado, um passo seguinte para ampliar a formação do professor é, com certeza, o debate sobre a inclusão em sala de aula.”
A participação no congresso, que reuniu pesquisadores de diversos países e instituições, foi também uma oportunidade de intercâmbio de experiências e de reconhecimento das práticas da Unioeste:
“A oportunidade de ir em um evento dessa magnitude e trocar experiências com pesquisadores de vários países foi muito enriquecedora. Fomos muito elogiados e estamos bem à frente de outras instituições no que se refere à inclusão, adaptações, acolhimento e políticas de acesso e permanência da pessoa com deficiência na Unioeste”, afirmou.
Texto: Mohammad Ali Fayad