Na última semana, os professores do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, José Edézio e o coordenador do curso, Bruno Ferreira Campos, estiveram realizando uma conversa com a chefe do Núcleo Regional de Educação em Cascavel, Angelice Vetorazzi Avear, sobre a oferta de 40 vagas no campus da Unioeste, do curso de Licenciatura em Geografia, no período noturno.
Os professores dialogaram sobre a demanda por professores em Cascavel e região, em conjunto de áreas, da qual a Geografia é parte. Diante disto, a professora Angelice enalteceu a novidade que constitui a presença do curso de Geografia em Cascavel, destacando que isto contribuirá a preencher a lacuna no município.
Para o coordenador do curso de Geografia da Unioeste, Bruno Ferreira Campos, as cidades que são sedes de polos regionais, como é o caso de Cascavel, normalmente já se estruturam com cursos públicos de formação de professores para o ensino básico desde o início de seu desenvolvimento. “Isso é fundamental para, a partir de docentes das ciências de base, realizar a formação integral da população, o que favorece o preparo das pessoas e qualifica sua inserção no mercado de trabalho. Além do mais, a partir da formação das pessoas nas ciências de base é que se cria as condições para criar os cursos de ciências aplicadas, o que intensifica as condições para o desenvolvimento regional. Ou seja, estas áreas são alicerces do desenvolvimento regional”, diz.
“Esperamos que a procura pelo curso de Geografia seja ampliada, uma vez que Cascavel é um município maior, mais populoso, e sua região também. Além do mais, há 27 anos as vagas eram oferecidas em Marechal Cândido Rondon, o que levou a um amplo atendimento deste município e região”, conclui o professor.
A vinda do curso de Geografia para Cascavel em 2025 representa uma grande oportunidade para cascavelenses e demais habitantes de municípios vizinhos, pois há uma ampla demanda por este profissional, e os salários iniciais estão em torno de R$ 4.745,00.