Neste mês de agosto, cerca de 200 professores da rede municipal de ensino de Cascavel participaram de uma formação com foco nos fundamentos teóricos - metodológicos para o Ensino de Geografia e História. A capacitação, promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (SEMED), foi organizada por um grupo de professores da instituição e destacou a importância da teoria na prática docente.
Na atividade foram explorados conceitos basilares de localização e cartografia, fontes históricas e gamificação por meio da atividade "Caça ao tesouro", bem como, materiais que podem ser adaptados à realidade de cada Escola. Participaram da formação professores regentes II que trabalham as disciplinas de Geografia e História, no município de Cascavel, também estiveram contribuindo com a atividade os bolsistas do programa Universidade Sem Fronteiras, o estudante do curso de Geografia, Dhyonne Fernandes Pessoa, o Licenciado em História, Fabio Augusto Guckert e a coordenadora pedagógica, Elisiane Silva.
“O trabalho conjunto entre Universidade e Escola é essencial, visto que aprimora a formação inicial e contínua de professores, possibilitando processos de ensino e de aprendizagem eficazes. Ressalta-se a necessidade de produção de materiais pedagógicos voltados aos aspectos locais e regionais, além de cursos de aperfeiçoamento com maior carga horária propiciando um trabalho minucioso, com análises e reflexões detalhadas dos conteúdos explorados”, comenta a coordenadora pedagógica, Clenilza Lemos da Silva.
O curso foi estruturado para oferecer uma compreensão mais profunda sobre os principais conceitos e abordagens pedagógicas que norteiam o ensino dessas disciplinas. Segundo a Pró-Reitora de Graduação da Unioeste, Aparecida Darc de Souza, que também integrou a equipe organizadora, “a oferta deste curso demonstra um compromisso com o desenvolvimento profissional dos professores, o que contribui para sua valorização e motivação. Professores que se sentem apoiados e valorizados tendem a ter maior satisfação no trabalho, o que reflete positivamente no desempenho dos alunos. Além disso, com a formação, os professores podem desenvolver novas estratégias de ensino que são mais eficazes e apropriadas para os alunos do Ensino Fundamental I”, menciona.
Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre a história e geografia local, pensando metodologias para trabalhar nas salas de aulas e abordando na formação atividades lúdicas. Para a docente do curso de História da Unioeste, Dra. Cláudia Monteiro, foi uma experiente gratificante realizar a formação junto com os professores da rede de ensino. “Na formação propusemos algumas ideias novas, tanto na área de História e Geografia, que envolva mais as crianças e que as mesmas reconheçam o espaço que elas estão”, diz.
Para o professor do curso de Geografia da Unioeste, Dr. Ericson Hayakawa, realizar a formação foi uma atividade desafiadora onde se buscou a integração dos conteúdos de forma conjunta e integrada. “Além disso, foi muito positiva e produtiva, pois houve muita colaboração e troca de experiências com os professores participantes. Isso enriqueceu ainda mais as atividades. A formação buscou não só auxiliar os professores no seu dia a dia escolar, apresentando formas de trabalhar os conteúdos, mas principalmente, ressaltar a possibilidade de desenvolver atividades em equipe e de forma interdisciplinar”, finaliza.
Assessoria de Comunicação Social
Alexsander Marques