Jornada marca 25 anos de curso de Fisioterapia da Unioeste

A 6ª edição da jornada acadêmica de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), iniciada na quarta-feira, no anfiteatro do Campus de Cascavel, marca as comemorações do aniversário de 25 anos do curso na Instituição. Com o tema “Ciência, movimento e tecnologia: o poder da inovação na Fisioterapia”, o evento teve momentos de emoção para a comunidade acadêmica na área, como a presença de egressos/ profissionais formados pela graduação, ao longo do período, que hoje ocupam posições de destaque.

A jornada trouxe para o debate temas contemporâneos, uma vez que o curso de Fisioterapia possibilita o funcionamento do Centro de Reabilitação Física (CRF), as Clínicas de Fisioterapia da Instituição, um dos importantes centros de atendimento da região.

O CRF atende pacientes de toda a região, em múltiplas áreas de tratamento e reabilitação física, como uma abordagem multidisciplinar. Conhecido, como clínicas de fisioterapia, o complexo agrega profissionais docentes com conhecimento profundo em suas especificidades. A maior parte do quadro tem qualificações de mestrado, doutorado e pós-doutorado, num sistema de clínica escola, o que possibilita eficácia em múltiplos tratamentos.

O CRF transformou-se numa referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS na área de abrangência da 9ª e 10ª Regional de Saúde, atende uma média de 5 mil pessoas ao mês, num tratamento integrativo.

Para eficiência no tratamento, o centro tem uma equipe altamente capacitada, com médicos ortopedistas, 13 docentes/fisioterapeutas, coordenadores de projetos diferentes em cada área de complexidade, ambulatório. A jornada, concluída na sexta-feira à tarde, superou expectativas dos organizadores. “Foi um sucesso”, comemoraram as organizadoras, professora doutora Juliana Frare e a coordenadora do curso, professora doutora Celeide Aguiar.

Por Mara Vitorino

Legenda: Encontro reúne profissionais da área no anfiteatro da Unioeste.

Fotos: Victor Hugo Norbach Tadioto/Pedro Arnoldo Philippus