Fisioterapia da Unioeste comemora 100 anos de paciente

Quando o gênio inglês Isaac Newton disse, (1643-1727) que a maior de suas descobertas foi a paciência não foi uma obviedade filosófica. Em Cascavel, no Oeste paranaense, no século XXI, o produtor rural aposentado Adão Carvat pensa o mesmo. Foi assim que ele chegou com lucidez aos 100 anos de vida, com direito à festa de aniversário surpresa, no Centro de Reabilitação Física (CRF), nas clínicas de fisioterapia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), curso que em 2024 completa 25 anos de existência.

Num clima de emoção e alegria, a festa reuniu docentes, alunos do curso e funcionários das clínicas, e as filhas do centenário, Maria e Sivánia.  “Sou feliz.  Para viver bem é preciso ter calma, paciência, fé em Deus, alegria em tudo o que se faz. Não tem segredo”, conta Carvat.

Descendente de poloneses, Carvat nasceu, em Canoinhas, Santa Catarina, e migrou para o município, em 1938, local que ele trabalhou “na roça” por 70 anos, casou com a Ghingan Regina (in memorian) e gerou oito filhos.

Nascido no primeiro dia de abril, Carvat tem um sentimento de carreira cumprida. Sente a falta da esposa, que deixou o mundo, há cinco anos, depois de 70 anos do convívio.  A família, no entanto, nunca teve tão unida. No domingo de Páscoa, uma festa reuniu filhos do “seu” Adão, 19 netos, 30 bisnetos e seis tataranetos, somando quase 150 pessoas. “Eu sempre faço tudo com calma e foi assim que cheguei aqui, sempre respeitando o próximo, amando o trabalho”, diz ele, que se diz vaidoso com a aparência.

Adão mora com a filha mais nova Maria, em São João do Oeste, distrito rural de Cascavel e no currículo tem muitos méritos, como o de ser o agricultor mais antigo da Cooperativa Agropecuária Cascavel (Coopavel), lugar que também ganhou festa “Na minha vida inteira trabalhei no campo e sinto grande orgulho disso”, comemora.

A coordenadora do curso, Celeide Aguiar, afirma que para os 25 anos do curso ver um paciente empenhado é gratificante. “É raro vermos pacientes tão disciplinados. Nós já formamos tanta gente e trabalhamos com saúde. E saúde é isso”, complementam.

O paciente mais longevo integra o grupo da geriatria, que atende 30 idosos por semana. Ele trata de escoliose e a equipe avalia sua saúde como boa, pois toma dois comprimidos por dia, dorme e se alimenta bem e sua intenção é viver com saúde até o fim, isso é se tiver um fim, porque tanto Isaac Newton quando Adão Carvat,  mostram ser  adeptos à mística e à filosofia da eternidade.

Por Mara Vitorino.

Legenda: Comemoração aniversário paciente Adão Carvat