Central de Notícias

Mural de Conscientização Celebra o Dia da Mulher: combate à Violência Doméstica foi destaque no Campus de Francisco Beltrão

Em uma iniciativa notável para celebrar o Dia Internacional da Mulher e promover a conscientização sobre o movimento feminista e os diferentes tipos de violência doméstica, um mural impressionante foi revelado no dia 8 de Março de 2024, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão. O mural serviu como um lembrete visual poderoso da importância da igualdade de gênero e do fim da violência contra as mulheres.

O mural, criado pela equipe do projeto de Extensão “NUMAPE nos espaços educativos”, retratou uma série de imagens simbólicas que destacam tanto as conquistas das mulheres quanto os desafios que ainda enfrentam. Um aspecto particularmente comovente do mural foi a representação dos diferentes tipos de violência doméstica que as mulheres enfrentam. Cenas que retratam abuso físico, emocional e psicológico serviram como registros angustiantes da realidade enfrentada por muitas mulheres em todo o mundo.

Os espectadores foram incentivados a refletir sobre seu significado e a se envolverem ativamente na luta pela igualdade de gênero. Cartões informativos foram distribuídos nas proximidades, oferecendo recursos e informações sobre como apoiar organizações locais de defesa dos direitos das mulheres e como reconhecer e combater a violência doméstica. “Eu acho muito importante que esse tipo de informação seja disponibilizada nos mais variados contextos educativos, pois a questão da violência doméstica é ainda pouco debatida em nossa formação”, comentou uma das acadêmicas. Ainda, conforme a discente Victoria Sawka, bolsista da Fundação Araucária e vinculada ao Projeto “NUMAPE nos Espaços Educativos”, a reação da comunidade acadêmica ao mural superou as expectativas. “A equipe do projeto até imaginava que algumas das cenas retratadas iriam despertar comoção; porém, as reflexões que foram compartilhadas, além dos elogios recebidos pela iniciativa, nos mostraram que, realmente, todos os espaços são oportunos para conscientizar acerca da importância de debater as violências experenciadas pelas mulheres”, complementa Victoria.

Durante todo o mês de março, o mural permaneceu exposto, como forma de testemunho visual do progresso alcançado e dos desafios que ainda precisam ser superados na busca pela igualdade de gênero. A equipe do projeto espera repetir a intervenção, de modo a atingir e sensibilizar um público cada vez maior.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.