Diretora quer uma gestão democrática e transparente

Eleita para comandar o Centro de Educação Letras e Saúde (CELS), a professora Adriana Zilly, comenta que pretende trabalhar com foco na gestão democrática, ou seja, um trabalho coletivo e transparente. Ela conta como pretende conduzir as ações e sua prioridades para os próximos quatro anos.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu centro?

Neste primeiro momento, a equipe da direção do Centro está avaliando de forma abrangente os processos que estavam em andamento, identificando pontos fortes e áreas que precisam de maior atenção, mas já com foco na gestão democrática, ou seja, o exercício efetivo da organização colegiada, com a participação de toda a comunidade acadêmica nas decisões do Centro, com trabalho coletivo e transparência.

2. De imediato, quais as primeiras ações?

Valorização profissional, atendendo, dentro do possível, alguns pedidos de realocação dentro do Centro e claro, dando continuidade ao trabalho que já estava sendo realizado anteriormente, com vistas para o bom funcionamento dos cursos de graduação e pós-graduação. Ainda, identificar as ações vigentes envolvendo a comunidade e fortalecê-las.

3. Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?

O compromisso da instituição com a sociedade representa a continuidade do diálogo com a mesma e do compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, voltados para as demandas regionais, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, social e melhoria da qualidade de vida e educação. Além de excelentes cursos de graduação, temos projetos de pesquisa e extensão de relevância nacional e internacional, uma das formas de consolidação destes ocorre por meio do apoio a pós-graduação. Portanto, teremos como foco a organização estruturada de processos, de forma contínua, transformando ideias e projetos em ações, correlacionada ao uso racional dos recursos, proteção do meio ambiente e da vida humana, sedimentando caminhos futuros.

4. Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Acesso e Respeito, é necessário respeitar a diversidade dos indivíduos, as diferentes características étnicas, culturais, religiosas, de gênero, de linguagem e as diferentes formas de agir e de pensar, tendo o diálogo, como o alicerce para a resolução de conflitos, objetivando uma convivência harmoniosa com acolhimento das demandas e participação resolutiva da comunidade acadêmica.

Currículo

Adriana Zilly é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Cascavel) e Farmácia pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz), possui Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é docente do curso de Enfermagem da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu, do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Ensino e do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira da instituição. É Diretora do CELS – Centro de Educação, Letras e Saúde (2024 – 2027).