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Diretora visa o diálogo e a inclusão como palavras-chave de sua gestão

Comprometida com a qualificação docente e a formação discente, Lirane Elize Defante Ferreto, assume o Centro de Ciências da Saúde (CCS) do campus de Francisco Beltrão. A diretora comenta os seus planos de trabalho para os próximos quatro anos, sempre buscando a inclusão, diálogo e a ciência para aprimorar o ambiente acadêmico. Ela diz ainda sobre seu objetivo de fortalecer o Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Saúde.

  1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu Centro?

A ênfase está em direcionar esforços para estabelecer o ambulatório dos cursos de medicina e nutrição, além da contratação de professores aprovados em concursos públicos. É essencial também reforçar o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, sobretudo com a abertura de novos canais de financiamento para pesquisa, que serão fundamentais para a implementação do Doutorado. A instalação do biotério é outro elemento chave para expandir as oportunidades de pesquisa. Além disso, é crucial apoiar e fortalecer as atividades de extensão, em alinhamento estreito as políticas nacionais de curricularização da extensão. A ampliação dos meios de comunicação com a comunidade acadêmica e o público em geral é igualmente vital, visando a uma maior divulgação das atividades desenvolvidas no Centro e oferta de orientações relevantes. Tenho o compromisso com a qualificação docente, a formação discente, o fortalecimento das atividades de pesquisa e extensão, resultando na melhoria crescente das condições de trabalho e aprendizado no Centro de Ciências da Saúde.

  1. De imediato, quais as primeiras ações?

Estamos focados em minucioso planejamento, envolvendo o delineamento de objetivos específicos, a distribuição adequada de recursos e na elaboração de um cronograma estruturado para execução e avaliação periódica das ações da gestão. Paralelamente, estamos empenhados em assegurar uma comunicação eficiente e contínua com todos os envolvidos.

  1. Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?

O papel do Centro de Ciências da Saúde, em minha visão, é multifacetado e de grande importância, tanto para a sociedade regional quanto nacional. Regionalmente, o CCS tem atuado como catalisador de conhecimento, inovação e desenvolvimento, oferecendo educação de alta qualidade, fomentando a pesquisa aplicada e promovendo iniciativas de extensão, beneficiando diretamente a comunidade local. Nossos programas e projetos de extensão são planejados para atender às necessidades específicas da nossa região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural. Em âmbito nacional, o CCS se posiciona como uma instituição de referência, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados e que atuam em diversos setores. A pesquisa gerada em nosso Centro exerce um impacto considerável em múltiplas áreas, especialmente no campo da saúde; ela desempenha um papel crucial na influência de políticas públicas e na adoção de práticas de saúde eficazes e inovadoras. Tais impactos repercutem em todo o país, pois as descobertas e inovações resultantes das pesquisas frequentemente servem como modelos para a implementação de ações diversas regiões. Além disso, as parcerias com instituições nacionais e a colaboração com o setor público ampliam o alcance e a aplicabilidade de nossas investigações, garantindo que os benefícios não se limitem à nossa região. Em suma, o CCS desempenha um papel relevante como conexão entre o meio acadêmico e a sociedade, impulsionando o desenvolvimento regional através de uma educação transformadora, contribuindo para o progresso por meio de pesquisas inovadoras e parcerias estratégicas.

  1. Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

A gestão atual do Centro de Ciências da Saúde está firmemente comprometida com a criação de um ambiente acadêmico que seja dinâmico, inclusivo e favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes. Essa dedicação se traduz em esforços para promover um espaço aberto ao diálogo, reforçando a representação estudantil e reconhecendo a importância fundamental destes. O apoio para o crescimento e estruturação dos Centros Acadêmicos dos cursos do CCS é uma manifestação clara desse compromisso. Além disso, a gestão encoraja ativamente os estudantes a se engajarem em eventos científicos, projetos de pesquisa, atividades de extensão e programas de monitoria acadêmica. Tais incentivos visam cultivar uma cultura científica robusta e estimulante, permitindo que os alunos possam explorar e expandir seus conhecimentos e habilidades em um ambiente que valoriza aspectos como a participação emancipadora e inovativa. Ademais, um dos focos primordiais da gestão é facilitar a criação de parcerias e convênios com hospitais e centros médicos especializados, proporcionando aos estudantes oportunidades valiosas de estágios curriculares. Paralelamente, esforços significativos estão sendo direcionados para melhorar a conexão entre a universidade e a comunidade, promovendo a aplicação prática do conhecimento teórico.

A gestão está dedicada a trabalhar em conjunto com as lideranças estudantis para implementar políticas efetivas de assistência, visando melhorar significativamente a infraestrutura do CCS. Este esforço inclui não só aprimorar o restaurante universitário, mas também as condições gerais de aprendizado, como a infraestrutura do ambulatório. Estamos comprometidos igualmente em oferecer suporte especial aos alunos ingressantes, através de ações como oferta de orientações claras sobre os aspectos pedagógicos e administrativos da instituição, através do Boletim Informativo do CCS e divulgação de informações nos meios de comunicação digital. Essa abordagem busca facilitar a transição dos novos alunos para a vida universitária, garantindo acesso às informações e recursos necessários para uma experiência acadêmica bem-sucedida. A gestão também reconhece a importância de uma experiência universitária holística e integrada; logo, apoia e incentiva ativamente a participação dos estudantes em eventos culturais e esportivos.

Currículo

Lirane Ferreto é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, desde 2001. Ministra aulas de Saúde Coletiva para o curso de Medicina, é Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, Docente dos Programas de Pós-graduação Lato-sensu (Residência Médica em Cirurgia Geral e Clínica Médica), nas disciplinas de metodologia da pesquisa. Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia. Coordenadora do Laboratório de Biociências e Saúde (LaBS), desde 2016, com desenvolvimento de pesquisas voltadas para populações vulneráveis e doenças infecciosas (como HIV, hepatites B e C, e sífilis), além de focar em temas como saúde ocupacional em policiais penais e envelhecimento humano.  Na área de extensão, destaca-se a liderança do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade. Tem participação ativa em diversos Comitês e Conselhos, incluindo o Comitê de Ética em Pesquisa em seres Humanos da Unioeste, o Conselho Universitário da Unioeste, o Comitê avaliador da Fundação Araucária, o Comitê da Pessoa idosa da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC) e a rede Genômica (NAPI). Orienta discentes em variados níveis (mestrado, graduação, monitoria e iniciação científica) e já ocupou vários cargos de liderança e gestão na Unioeste.

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