Programa de pós em Educação em Ciências e Educação Matemática celebra 100 defesas
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) comemora as 100 defesas, entre mestrado e doutorado. O Programa foi criado em 2017, e em sua primeira avaliação quadrienal conquistou o conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “O nosso Programa tem um diferencial, pois foi o primeiro programa, até agora, na Unioeste aprovado com nota 4 e com os cursos de Mestrado e Doutorado, e graças ao bom desempenho de todo o corpo docente e discente, já subimos pro conceito cinco”, contou o coordenador do Programa, professor Clodis Boscarioli.
De acordo com o coordenador, em pouco de mais de seis anos, das cem defesas realizadas 68 foram de mestrado e 32 de doutorado, sendo que do Doutorado 20 egressos estão atuando no Ensino Superior e 11 na Educação Básica. Já do Mestrado, a maioria atua com Educação, sendo 44 como profissionais da Educação Básica e 9 atuando no Ensino Superior Ficamos muito felizes com esses dados, porque o nosso foco está na formação qualificada de professores, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, e ver os egressos voltando às atividades de ensino, crescendo em suas carreiras, nos mostra que estamos cumprindo nossa missão como programa de pós-graduação”, comentou.
Hoje o Programa tem cem egressos e cem alunos matriculados, entre mestrado e doutorado e em agosto, deste ano, será lançado mais um edital para alunos regulares para a turma de 2024, com 20 vagas para Mestrado e 16 vagas para Doutorado, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa, Educação em Ciências e Educação Matemática. Clodis comenta da abrangência e relevância do PPGECEM: “Já recebemos alunos de diversas regiões do país, ou seja, a Unioeste tem uma grande visibilidade e procura, tanto no mestrado quanto no doutorado”, quando fala dos processos seletivos anteriores.
Quanto às pesquisas, o coordenador salienta a variedade, que independe do nível de ensino, pois têm grupos de pesquisa mais focados no ensino superior e outros no ensino médio fundamental. “Percebo é que o Programa, com corpo docente de pesquisadores experientes, tem tido muitos retornos bons científicos e sociais, temos feito muitas atividades de extensão, aproximando os pesquisadores da comunidade e aprofundando os conhecimentos”, concluiu.