Unioeste: Cursos de Geografia da Unioeste realizam oficinas de Dança e Teatro

O Projeto de extensão “O estudo do espaço na dança e no teatro”, promovido pelos cursos de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Francisco Beltrão começou a realizar oficinas de dança e teatro, no último dia 20 de maio. O objetivo é fomentar o acesso à arte tanto dentro como fora da universidade, as oficinas contam com a participação de 25 alunos, entre eles estudantes da própria universidade e comunidade em geral.

As oficinas são orientadas por dois instrutores acadêmicos do curso de Geografia Bacharelado da Unioeste. João Pedro Soares é responsável pela dança, enquanto Lucas Antunes Vasques assume a condução das atividades teatrais.

Um dos elementos que norteia as pesquisas desenvolvidas nas oficinas é o estudo do espaço na dança e no teatro. A ideia teórica por trás desse enfoque é unir os conceitos da geografia humana e física ao contexto teatral e da dança, buscando ampliar o entendimento da relação humana com o meio espacial e social. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de explorar a expressão corporal e cênica em conexão com o ambiente que os cerca.

As oficinas terão duração de um ano, com a conclusão prevista para abril de 2024, quando serão realizadas apresentações finais que celebram o aprendizado adquirido ao longo desse período.

O projeto de extensão é coordenado pelos docentes Marina Sória Castellano e Juliano Andres. Através dessa iniciativa, a Unioeste reafirma seu compromisso com a formação integral dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades enriquecedoras além das disciplinas acadêmicas. A expectativa é de que essas oficinas contribuam para uma formação mais completa