Unioeste aprova regimento e HUOP passa a ser unidade administrativa

A Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) oficializou durante cerimônia nesta quarta-feira (07), o documento que torna o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) como unidade administrativa da Unioeste. Com isso, o HUOP se equipara aos demais campi, sob o comando da direção geral e mais seis direções, sendo: direção pedagógica, de enfermagem, multiprofissional, direção administrativa e a diretoria técnica médica.

O HUOP completou 34 anos neste ano e o regimento foi constituído por um conselho criado dentro da Instituição com a participação da comunidade de maneira geral. O documento foi encaminhado para aprovação do Conselho Universitário (COU) e aprovado em duas sessões extraordinárias. Segundo o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, a decisão ocorreu depois de uma trajetória árdua com debate. “Todas as unidades da nossa universidade têm seu regimento, tem seu conselho gestor e o HUOP precisava ter isso escrito e regulamento pela Unioeste, foi uma trajetória de discussão árdua e o COU retificou o que foi construído aqui no HUOP. Esse regimento é uma conquista de todos os servidores desta instituição”, finalizou Webber.

O diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, explica que “com esse regimento agora a gente tem essa concretização das eleições internas, a democracia dentro do Hospital Universitário, também temos a situação do Conselho Gestor, que é um órgão colegiado com os demais órgãos da universidade e isso traz um campo amplo de debate, as decisões sobre o futuro do Hospital Universitário sejam tomadas da melhor maneira possível e não só por uma pessoa tomando as decisões e achando que aquilo tá certo e sempre vai estar certo. Uma decisão, uma discussão colegiada traz várias visões e é isso que faz a universidade. Várias visões trazendo o melhor para o hospital universitário, para que eles se firmem cada vez mais como instituição de ensino, uma instituição assistencial à saúde da população da macrorregião Oeste e que cresça cada vez mais como hospital na qualidade na assistência ao paciente e ao ensino à população acadêmica da nossa Unioeste”, ressaltou Muniz.

Sara Treccossi, diretora de Enfermagem do hospital define esse momento como um marco para o HUOP. "É um momento de muita alegria para todo o hospital, para todo mundo que está aqui e que vive o HUOP de verdade. Costumo dizer que a gente dedica mais da metade da nossa vida a essa instituição e vê esse regimento aprovado é uma grande conquista pra todos nós servidores. Saber que ninguém mais de fora vai ficar intervindo dentro do hospital, que isso vai ser gerido pelo povo do HU, por gente que conhece e que trabalha aqui dentro, que entende de verdade, quais são as necessidades a real necessidade dessa instituição. Então, é um momento de muita alegria mesmo é um momento histórico porque é de luta antiga. Não é uma coisa que está brotando agora do nada, está vindo aí de luta da comunidade de muito tempo para que a gente conseguisse aprovar esse investimento e ter esse regimento aprovado agora”, finalizou Sara.

O servidor do HUOP, Muriel Padovan, é bioquímico e foi um dos responsáveis por apresentar a proposta de base do regimento interno do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) para a reitoria “Essa foi uma grande conquista tanto para o HUOP, quanto para a Universidade, com isso, vai nos permitir que as decisões sejam tomadas a nível colegiado, isso vai acabar beneficiando o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que o nosso objetivo como Hospital Escola”, explicou Padovan.

Estiveram presentes na cerimônia, além da direção geral do HUOP e da reitoria da Unioeste, o diretor geral, Rodrigo Allan Barcella, o diretor clínico, Sérgio Nascimento Pereira, o diretor pedagógico, Professor Alex Sandro Jorge, Virginia Fagherazzi, Naudieli Cecchetti e Giancarlo Tozo.

-Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Guilherme Silveira.