Central de Notícias

Pesquisador da Unioeste participa de evento internacional no Chile

No dia 07 de junho (quarta-feira) acontecerá o 8º Congreso Internacional de Trabajo Social Clínico, na Universidade Val Paraiso do Chile. O Prof. Dr. Edson Marques Oliveira do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, é o único brasileiro convidado para participar desse evento junto com representantes de países como Bolívia, Peru, México, Espanha entre outros. O professor ainda faz parte do conselho científico da primeira revista internacional de serviço social clínico criada pelo Instituto Chileno de Serviço Social Clínico.

A palestra do Prof. Edson terá como tema: “Logoterapia na práxis do Serviço Social Clínico: interações e conexões possíveis”, onde será apresentado o resultado de pesquisa sobre o assunto, que resultou na publicação de vários artigos e um livro: Serviço Social Clínico no Brasil no século XXI: entre mitos e falácias, além de mais uma proposta, pela editora Viseu de Maringá em 2022.

A discussão do tema também resultou em ações práticas realizadas através da extensão da Unioeste, junto ao Programa Casulo Sócio Tecnológico materializado no Projeto Aconselhamento sócio-existencial situacional no enfrentamento da Covid 19 (ASESE - COVID 19), que em plena pandemia atendeu inúmeras pessoas com resultados exitosos, tanto do ponto de vista humano, como técnico e científico que vem sendo aprimorado em outras ações.

“O tema Serviço Social Clínico, cresce em todo o mundo e principalmente na América Latina, mas no Brasil ainda sofre resistência e até censura e vedação pelo órgão do Conselho Federal e resistência por parte das universidades. Na Unioeste, em 2020 foi apresentado a realização de uma especialização de 600 horas para formação de especialista em Serviço Social Clínico, com base em parâmetros internacionais. No entanto não foi aprovado por haver barreiras institucionais e político-ideológicas sobre o tema, teria sido a primeiro do Brasil”, explicou o pesquisador.

Apesar disso, o professor Edson conseguiu reivindicar, junto a Unioeste, uma liberação para realizar como atividade de extensão, um curso de introdução ao tema, de 20 horas, e de um evento com participação de especialistas internacionais e nacionais. O curso foi realizado no primeiro semestre de 2023 e o segundo está em planejamento para acontecer no segundo semestre do mesmo ano.

A Universidade Val Paraiso do Chile, onde acontecerá o evento, é uma das mais conceituadas na área de Serviço Social na América. O primeiro curso de nível superior surge nessa universidade que é protagonista de inúmeras mudanças históricas na profissão na América Latina. Uma dessas inovações atuais, é a oferta inédita de um mestrado em Serviço Social Clínico, que recebe apoio das instituições de representação profissional do país, como o Instituto Chileno de Serviço Social Clínico, além de inúmeros profissionais.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.