Central de Notícias

Unioeste: Programa Institucional de Iniciação Científica atinge o maior volume de propostas submetidas

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) atinge o maior volume de propostas recebidas desde 2014, quando foi implantado o sistema que permite a contagem. Neste ano, foram 700 propostas submetidas, ou seja, 145 a mais que o ano anterior. 

Além disso, o programa contou com um número maior de docentes únicos que começaram a participar. Em 2022 foram 250 professores submetendo possíveis projetos de pesquisas, em 2023 o número subiu para 296. Este aumento ressalta a importância do desenvolvimento da pesquisa dentro da universidade. 

“As bolsas de iniciação científica são onde o acadêmico tem o primeiro contato com a pesquisa, ele começa a aplicar e entender o método científico, as pesquisas laboratoriais que existem dentro da universidade para o desenvolvimento do acadêmico, e quem sabe se tornar um futuro pesquisador”, explica o diretor de pesquisa da Unioeste, Douglas Cardoso Dragunski.  

Para ter um alcance maior de docentes e discentes na submissão de propostas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), realizou uma campanha nos cinco campi, visitando 166 turmas de graduação, com a estimativa de atingir mais de 4000 acadêmicos. Ainda, também organizou uma oficina de redação de propostas de trabalhos, que contou com 142 inscritos.   

“É importante que consigamos atingir o maior número de alunos possível e fazer com que isso a gente consiga desenvolver cada vez mais a ciência e tecnologia em nosso país”, diz o diretor de pesquisa. 

Atualmente, a Unioeste tem uma quantidade de bolsas oferecidas pelo CNPq, pela Fundação Araucária, bem como pela própria instituição, que contribui com 80 bolsas no valor de R$ 700 reais.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.