Professoras da Unioeste são juradas no 1º Prêmio Queijos do Paraná

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve importante participação na primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, realizado no último dia primeiro em Curitiba, com a presença das professoras Luciana Fariña e Luciana Bill, ambas do curso de Farmácia no Campus de Cascavel, que atuaram como juradas.
O evento que teve mais de 300 produtos (queijos) inscritos foi realizado com intuito de promover os queijos produzidos no Estado, artesanais ou industriais, e fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva tão importante para o Paraná.
Segundo a professora Luciana Fariña para escolher os queijos premiados os jurados passaram por um rigoroso curso de capacitação e para julgar os produtos levaram em conta quesitos como: cor, quantidade de sal, textura, sabor, odores e sensações. “O convite a Unioeste para ser parceira nesse evento, destaca a importância da universidade e da formação de seus professores dentro do tema de queijos, principalmente queijos artesanais no Paraná. Essa importância trás um destaque para a Universidade que teve a honra de compor com as outras 28 instituições parceiras do evento, que pode trazer futuros projetos e a consolidação da instituição na pesquisa dentro do tema”, afirmou.
Ela explica ainda que a Unioeste vem desenvolvendo já há alguns anos projetos relativos à qualidade de leite e a qualidade de queijo artesanal, junto ao curso de Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável. Onde os alunos pesquisam a origem, qualidade, aspectos tecnológicos e sensoriais que ajudam na produção do queijo artesanal com qualidade na região Oeste do Paraná. “Esses trabalhos são de pesquisa e de caráter extensionista, e que ocorrem com o apoio de algumas instituições ao longo do tempo como prefeituras municipais, secretarias de agricultura, secretarias de turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), através do Centro Regional de Tecnologia do Leite, que foi um projeto institucional junto a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação Araucária no ano de 2005 ou 2006, começamos a desenvolver essas pesquisas na região”, salientou.
Mas segundo a professora esses projetos vêm adquirindo importância e as atividades continuam sendo desenvolvidas e cada vez mais a importância do queijo artesanal tem ajudado a fortalecer essa temática na região. “Nosso trabalho desenvolvido na Unioeste, tem colaborado com o desenvolvimento e com o fortalecimento da produção do queijo artesanal, principalmente do queijo colonial aqui no Oeste do Paraná”, conclui.
Para professora Luciana Bill reforça também que a participação no evento trouxe resultados satisfatórios como representante da Unioeste. “Foi possível agregar conhecimento e experiência como docente, mas também uma ótima oportunidade de estabelecer contato junto às entidades promotoras e participantes do evento, com a finalidade de ampliar parcerias para projetos que venham a incentivar a produção de queijos, bem como a padronização da qualidade dos produtos regionais, com o produtores rurais da região Oeste”.
O Prêmio é uma realização do Sistema Faep, IDR-PR, Sebrae e Sindicato do Leite do Paraná (Sindleite), com apoio de diversas entidades privadas e instituições públicas.