Unioeste: Pós em Engenharia Química abre inscrições para vagas remanescentes

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PEQ) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, está com inscrições abertas para preenchimento de vagas remanescentes no mestrado e no doutorado. São oferecidas 14 vagas no mestrado e 13 no doutorado. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto. As inscrições são feitas pela internet, a partir do link www.unioeste.br/pos/inscricoes .

A seleção acontece em duas etapas, sendo a primeira a análise do histórico escolar do candidato e a segunda, a análise do currículo Lattes. O resultado será divulgado até o dia 21 de agosto e as matrículas devem ser feitas entre os dias 30 e 31 de agosto.

O PEQ possui quotas de bolsas de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para 2023 estão previstas cinco bolsas de mestrado (no valor mensal de R$ 2.100,00) e oito bolsas de doutorado (no valor de R$ 3.100,00). As bolsas para novos alunos são feitas em edital específico e considera o currículo do estudante e a obrigatoriedade de dedicação exclusiva às atividades do Programa durante a vigência da bolsa (até dois anos para o mestrado e até quatro anos para o doutorado).

Doutorado Acadêmico em Inovação

O PEQ oferta mais quatro vagas de doutorado com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Programa Doutorado Acadêmico em Inovação (DAI) com pesquisas realizadas em parceria com empresas. Os projetos selecionados para as bolsas são de ‘Reaproveitamento de cascas de ovos como matéria-prima para o desenvolvimento de novos produtos’; ‘Produção de hidroxiapatita a partir de resíduos ósseos do processamento de proteína animal’; ‘Valorização do resíduo pelo suíno para a produção de queratina’; e ‘Desenvolvimento de produtos de alto valor agregado a partir de resíduos de pescado’. As pesquisas serão realizadas junto às empresas BRF S/A e Biogenesis P&D.

Os documentos necessários para a inscrição e outras informações podem ser conferidos nos editais de abertura, disponíveis pelo link https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/peq/normas-e-editais/editais

Daniel Schneider