Papel transformador na sociedade é evidenciado na XXII edição do Seminário de Extensão da Unioeste

É quando a universidade extrapola os muros que a sociedade vivencia o que é desenvolvido dentro do ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Esse contato direto e tão importante na Unioeste, tem nome e mais do que isso, uma história de transformação da comunidade: o SEU.

O Seminario de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná chega à sua XXll edição em caráter de comemoração por tudo que é levado da sala de aula para as mais diversas comunidades que envolvem os cinco campi - Cascavel, Foz Do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Na noite desta terça-feira (28) o Teatro Municipal de Cascavel foi palco da celebração da extensão, uma abertura oficial que dá início ao cronograma que segue até o próximo dia 31 de março com atividades culturais, mesas redondas, debates, minicursos e oficinas.

No auditório do teatro municipal, envolvidos pelo encantamento do cenário criado: Acadêmicos, estudantes do ensino médio de Cascavel, servidores, convidados como a chefe do Núcleo Regional de Cascavel, Luciana Paulista da Silva, o Diretor Científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, representando o Presidente da Fundação Araucária - Ramiro Wahrhaftig, o Presidente do FORPROEX nacional Hélder Eterno da Silveira e toda comissão organizadora acompanharam a apresentação da série Bravíssimo Concertos, com o espetáculo do pianista Pablo Rossi.

Aliás, as apresentações culturais dão o tom do que a extensão proporciona na sociedade "Nós temos o Ensino, a pesquisa e a extensão nesse seminário e a cultura é esse grande eixo integrador que historicamente ficou esquecido. Nós estamos aqui para fazer a divulgação dos vários trabalhos que são feitos entre a Universidade e a comunidade", conta a coordenadora-Geral do SEU, Janete Ritter.

O SEU

O SEU da Unioeste já está consolidado como o maior evento de extensão do oeste e sudoeste do estado do Paraná e em 2023 tem Cascavel como sede, com o grande objetivo de evidenciar tudo que é produzido e replicado na sociedade.

Ao longo dos dias de evento, são 2.500 inscritos, mais de 370 trabalhos apresentados, o que deixa claro que a Universidade está nos mais diferentes locais e regiões "Os números de participantes diretamente envolvidos são a prova da importância do Seminário de Extensão. São atividades que nos gratificam e nos orgulham pelo caráter de transformação social que tem", reforça a Pró-reitora de Extensão da Unioeste, Fabiana Regina Veloso.
O diretor do campus Cascavel, Aníbal Mantovani Diniz falou sobre a responsabilidade que é sediar o SEU "o campus Cascavel, junto com as comissões de extensão de cada centro, fez parte da organização em todas as etapas dando o suporte necessário. Ficamos muito felizes em receber toda a comunidade externa e a acadêmica para este grande evento".

Acompanhando toda essaas ações que envolvem o SEU, o vice-reitor Gilmar Ribeiro de Mello fez questão de ressaltar que a universidade se destaca de acordo com os trabalhos de extensão desenvolvidos "O SEU vem coroar todo esse trabalho que a extensão universitária desenvolve, esse é o momento de mostrarmos para sociedade interna e externa todos os resultados desses trabalhos e principalmente o público que está sendo atendido. A extensão é o braço da universidade com a sociedade".

Essa aproximação entre a universidade e os cidadãos é parte do compromisso do que se é proposto quando se tem como missão oportunizar a educação pública e gratuita. O reitor da Unioeste, Alexandre Webber reforçou que ações reais possibilitam o respeito "Sempre fui um extensionista, a extensão nos aproxima da comunidade e nosso papel é fazer que a comunidade perceba a importância da universidade, na prática, na realidade em que vivem. Acredito que a curricularização da extensão vai facilitar esse acesso. A universidade pública não apenas forma, ela transforma e a Unioeste tem cumprido esse papel no oeste e sudoeste do estado".

Multicampi

Em formato híbrido o SEU abre, de forma interativa, espaço para que os cinco campi apresentem seus trabalhos e troquem informações e realidades do que é proposto para a comunidade. O diretor do campus Toledo, Remi Schorn esteve presente na abertura oficial e lembra o papel de relevância das atividades extensionistas "Nós estamos inserindo a universidade em todos os setores, temos projetos com os empresários, assim como projetos com setores bem menos privilegiados da sociedade onde a universidade faz a diferença. Mas, é muito importante ratificar que a universidade aprende muito na extensão, se trata de um diálogo das inteligências universitárias e as inteligências não universitárias".

Programação

Durante os dias de SEU acontecem atividades importantes de manhã até a noite. No decorrer do dia 28, antes mesmo da cerimônia oficial de abertura foram realizadas apresentações de trabalhos em formato on-line. Na quarta-feira (29) mesas de trabalhos pela manhã e tarde, já à noite acontecem apresentações culturais. Dia 30: Mesas, oficinas, minicursos e o encerramento oficial, já no dia 31 é realizada a segunda edição do Seminario de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Integração

O SIEPEX é organizado pela Pró-Reitoria de Graduacao da Unioeste, que tem à frente do evento a coordenadora Elenita Conegero Pastor Manchope. O Seminário de Integração acontece, no dia 31, justamente para integrar ensino, pesquisa e extensão de forma multidisciplinar e assim propor espaço para o debate entre pesquisadores, docentes e discentes de cursos da graduação e da pós-graduação das diversas áreas do conhecimento.

Texto: Thiago Leandro
Fotos: Victor Hugo Ribas Junior