Central de Notícias

Gatas conquistam acadêmicos e equipe na biblioteca da Unioeste campus Cascavel

Desde que elas chegaram, a biblioteca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, não é a mesma. Há cerca de um mês, duas gatinhas adotaram o setor da instituição, e felizmente não largaram mais. Bibs e Teca, como foram nomeadas, em homenagem à "biblioteca", deixam o dia a dia dos acadêmicos e de toda a equipe muito mais leve, animado, divertido e amoroso.  

 

E como a própria coordenadora da biblioteca, Neusa Fagundes, diz: "mesmo quem não gosta muito de gatos acaba gostando de tê-las por perto", porque são muito carinhosas. “Elas estão fazendo um bem danado para todo mundo, desde o nosso usuário, nosso acadêmico, os nossos funcionários inclusive, vêm de outros setores para ver as gatinhas”, conta Neusa. 

 

Bibs e Teca passam o dia e a noite no setor, onde têm tudo o que é necessário. A equipe se responsabiliza por providenciar comida, água, até as caminhas não foram esquecidas, mesmo preferindo as mesas do ambiente, principalmente se tem alguém estudando ou trabalhando, para ficarem ainda mais perto de pessoas. 

 

As felinas são as responsáveis por recepcionar quem chega na biblioteca. Lucilda Marques é auxiliar administrativa e conta que a rotina mudou muito, para melhor. “Quando eu chego já tem uma lá no patamar da escada olhando pra mim e outra no móvel da recepção. Aí ela já desce, vem correndo na minha frente, tem que até que cuidar para não tropeçar. Ela sobe em uma cadeira enquanto eu preparo o café. A Teca é bem sapeca, sobe na mesa, rasga guardanapos, e a Bibs fica só observando. Elas alegram o nosso dia”. 

 

A Bibs chegou primeiro no pedaço e é a maiorzinha. Já a Teca, adotou a biblioteca uns dias depois, e ainda está em fase de crescimento. 

 

“É uma terapia”

 

O fato dos animais reduzirem o estresse e melhorarem a saúde mental dos humanos já é comprovado. Desde que as gatas chegaram, quem passa o dia com elas percebe  essa diferença. “Eu acho muito legal, porque se você tá com algum problema e elas chegam parece que você esquece de tudo, é um relaxamento. A gente chega aqui querendo vê-las. A sensação é que ficamos mais leves”, fala Edinéia Teixeira, auxiliar da biblioteca. 

 

Quem concorda são os acadêmicos, que agora sabem que se forem estudar na biblioteca da universidade, vão ter companhia. Rafael Mantovani está no terceiro ano do curso de economia da Unioeste e vai quase todos os dias para a biblioteca, faz parte da rotina de estudo estar com uma das duas gatas deitada sobre seus papéis. “Elas gostam de sentar em cima da mesa, geralmente em cima do papel. É muito bom, não atrapalha, é bom para espairecer um pouco”. 

 

Ainda, vale ressaltar que as gatas são monitoradas pela equipe do setor, que visa a saúde das felinas, e que estão se programando para levá-las à uma consulta veterinária, tendo em vista toda a vacinação necessária e a castração da mais velha. 


Texto: Maria Luiza De Marco

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.