Unioeste: Projeto de Extensão do curso de Ciências Econômicas avalia o aumento do valor da Cesta Básica em Cascavel no mês de fevereiro

O Projeto de Extensão: Determinação mensal do custo de Cesta Básica de alimentação em Cascavel-PR, do curso de ciências econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, realizou uma pesquisa em fevereiro de 2023, apontando o aumento de 1,18% no valor da cesta básica. Ou seja, passou de R$623,56 para R$630,94.

Dos 13 produtos pesquisados em Cascavel, oito tiveram variações positivas. Porém os principais alimentos que apresentaram elevação foram: leite integral (10,82%), banana (6,03%), arroz (5,26%), carne (4,56%) e pão francês (4,25%). O aumento dos produtos citados impacta consideravelmente no valor da cesta básica. Os produtos que apresentaram queda na cidade foram: batata (17,68%), tomate (13,05%), margarina (0,91%), farinha de trigo (0,60%) e café em pó (0,26%).

Ainda segundo a pesquisa, considerando o aumento do valor da cesta básica individual de alimentos, fez com que o gasto com os produtos subisse de 47,89% para 48,46% em relação ao salário mínimo bruto, no mês de fevereiro. Já em relação ao salário mínimo líquido, aumentou de 51,78% para 52,38% no mesmo período. Portanto, houve redução no poder de compra do trabalhador.

Levando em conta o atual valor do salário mínimo, é visto que não é o suficiente para pagar a cesta básica em Cascavel, que está R$1.892,81. Logo, o salário mínimo necessário para a compra de alimentos e outros itens básicos para uma família de dois adultos e duas crianças, no município, seria de R$5.300,50, em fevereiro, ou seja, 5,03 vezes maior que o atual reajustado, que é R$1.302,00.