“Teve papel fundamental na reorganização do sistema”, diz reitor da Unioeste sobre Aldo Bona como novo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
O Paraná começa o ano de 2023 conhecendo a equipe formada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Entre os nomes anunciados está o do Professor Aldo Nelson Bona, que assume, a agora elevada ao nível de Secretaria, pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Aldo Bona é doutor em Filosofia, autor de livros e artigos científicos, já foi reitor da Unicentro, presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, além de ser membro do Conselho de Governo do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe, vinculado à Unesco
Nos últimos anos, Aldo esteve à frente da então Superintendência de Ciência e Tecnologia, agora como secretário contará com maior estrutura para o trabalho realizado e deverá coordenar a maior rede de instituições de ensino superior do País. Os números apontam a relevância do cargo, são aproximadamente R$ 11 bilhões em recursos nos últimos quatro anos, 95 mil estudantes matriculados; 7.685 docentes.
Entre as Universidades do estado diretamente geridas pelo Professor Aldo Bona está a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a maior da região com 5 campi distribuídos em cinco cidades (Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo), para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, a permanência do Professor Aldo à frente da pasta, sendo agora secretaria, é a consolidação do trabalho que vem sendo desempenhado nos últimos anos “O professor Aldo nos últimos 4 anos teve papel fundamental na reorganização do sistema, e destaco, por exemplo, as leis de inovação. Agora como secretário vai poder colher os frutos de tudo que fez, principalmente porque tem respeitado a especificidade de cada Universidade. A reconquista do status de secretaria é reflexo do trabalho desempenhado”.
O Secretário anunciado falou sobre as prioridades para a próxima gestão e trouxe como destaque a continuidade do trabalho realizado, ainda como superintendente “Queremos dar maior efetividade à Lei geral das universidades, à plena implantação dessa lei, aperfeiçoar o instrumento regulatório, que é importante para a estabilidade no financiamento do sistema, equidade, transparência e equilíbrio para que as universidades possam se planejar”. Aldo também enfatizou os esforços para Ciência e Tecnologia “Nós conseguimos um novo marco regulatório para o fundo de Ciência e Tecnologia, que é o de aperfeiçoar os mecanismos de financiamento, já que nós quase triplicamos os recursos disponíveis para Fundação Araucária, também para gestão estratégica do estado. A nova secretaria de inovação nasce com recursos para apoio ao processo de renovação e transformação digital, uma das nossas prioridades é dar essa organicidade para trabalharmos em sintonia. Além da consolidação das agências para o desenvolvimento regional sustentável e inovação que estão sediadas nas nossas Universidades”.
Sobre as agências regionais o reitor Alexandre Webber reforça a importância para todo o estado “O Paraná vai continuar sendo destaque em inovação, o potencial do ensino superior público está sendo evidenciado, prova disso são as agências de desenvolvimento regionais, que vão fortalecer o papel de cada Universidade junto à sociedade”.
Na Unioeste
No fim de novembro o professor Aldo Bona, esteve na Unioeste, em Cascavel, e compôs à mesa de honra do EAICTI - Encontro Anual de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação e falou sobre valorização da Ciência e incentivo à pesquisam ele enalteceu o trabalho realizado na Unioeste a respeito das bolsas direcionadas aos acadêmicos “É preciso louvar o esforço institucional em nome do reitor Alexandre Webber em complementar o valor do CNPQ para que tenha os mesmos valores das bolsas que pagamos no estado e na Unioeste. Isso é o claro reconhecimento da importância da formação de pesquisadores para o bem do estado e do nosso país. O EAICTI é uma ótima oportunidade para troca de ideias e experiências entre orientadores e estudantes”.
Texto: Thiago Leandro