•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Centro de Reabilitação da Unioeste inicia entrega de cadeiras de rodas

O Centro de Reabilitação Física do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu esta semana um carregamento com 2.390 itens que estão sendo entregues aos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde.  No total foram entregues 1 milhão 250 mil reais em itens sendo 1.105 cadeiras de rodas além de carrinhos tetra, cadeiras de banhos, andadores, muletas entre outros.

De acordo com o diretor do Centro de Reabilitação, Rodrigo Genske, as cadeiras deixaram de ser entregues em outubro de 2021 pelas empresas forncedoras. Com isso, a Unioeste, por meio do reitor Alexandre Webber, do diretor do Campus Aníbal Montovani, do secretário estadual da Saúde Beto Preto, do deputado estadual eleito Gugu Bueno e do vereador de Cascavel Edson Sousa, conseguiu uma verba complementar no valor de R$ 600 mil para fazer uma compra emergencial e suprir a demanda reprimida neste período. “Entregamos uma média de 200 cadeiras por mês, essa foi a primeira vez que tivemos essa interrupção, pois as uma das empresas fornecedoras fechou às portas na Pandemia e outra não honrou o contrato com a Universidade”, explica o diretor lembrando que a Unioeste fornece esse serviço desde 2008 atendendo 34 municípios da região.

Cadeiras

Rodrigo explica ainda que a entrega dos itens (cadeiras, andadores, muletas...) é feita somente depois do paciente passar por uma indicação médica, por uma avalição multiprofissional que indica o aparelho que melhor atende às necessidades da pessoa. “Todo o material repassado, de forma gratuita, ao paciente é sob medida. Não existe a entrega direta, pois o SUS só faz o repasse do equipamento se o paciente passar pelo processo de avaliação”, salienta.

O reitor da Universidade, Alexandre Webber, ressalta a importância das entregas para a população. “Esse é um momento muito importante por causa da defasagem da tabela do SUS, nós não estávamos conseguindo concluir a contratualização que nós temos de entrega mensal. Com esse aporte de recursos do Governo do Estado foi possível zerar tudo que nós precisávamos ter feito ao longo do ano. No próximo ano nós já começamos com uma condição melhor para atender a população da região que tanto precisa”.

Aníbal Mantovani Diniz, diretor de campus da Unioeste de Cascavel, aponta ainda como a pandemia também afetou a entrega das cadeiras. “Desde outubro do ano passado, nós tínhamos muita dificuldade com a licitação, pois a população precisa de assistência, mas isso atrasava o processo. Passado tudo isso, nós começamos a atender todas as demandas que estavam reprimidas, e já começamos agora a realizar novas solicitações”. Além disso, o diretor ressaltou os trabalhos realizados pela Clínica de Fisioterapia da Unioeste, que está recebendo as cadeiras e também efetivando a entrega delas. “Nós colaboramos com o SUS. A clínica está composta há muitos anos, e o nosso objetivo como Universidade é produzir profissionais que entendam dessas áreas de saúde, fazendo com a clínica fosse a nossa área de estudo, sempre atendendo a população carente de forma humanizada. Além disso, nós fazemos ciência na clínica e extensão, então todo mundo sai ganhando com isso, tanto a universidade como também a nossa região”.

Depoimentos

Entre as pessoas que receberam a cadeira de rodas esta semana estava a dona de casa, Sheila Regina da Cruz, que reside em Lindoeste, cidade que fica 45 km de Cascavel, e veio buscar a cadeira para a filha de 17 anos, que perdeu seus movimentos depois de um AVC aos 2 anos de idade e tornou completamente dependente desse auxílio de locomoção. “Eu esperava essa cadeira há mais de um ano. Para nós, essa cadeira vem em um ótimo momento, pois a cadeira antiga dela não tinha mais condições de uso, nós estávamos usando um travesseiro para deixá-la mais confortável”, contou Sheila exaltando ainda o atendimento que a filha recebe da Clínica desde a infância.

Aos 78 anos de idade, a aposentada Maria de Lurdez do Santos, também acompanhou o marido Cosmo Damião dos Santos de 82 anos para receber as muletas que vão ajudá-lo na locomoção. Maria que também precisa da ajuda de muletas para caminhar, também entregues pela Unioeste, conta que o esposo

usava as suas o que atrapalhava o cotidiano do casal. “Agora poderemos caminhar juntos. Eu uso muletas e frequento a clínica de fisioterapia a mais de um ano e sempre fui bem atendida aqui”, ressaltou Maria de Lurdez.

Já Cosmo Damião falou da alegria de receber as muletas que irão mudar a sua rotina dando mais liberdade de locomoção. “Agora eu posso me locomover de uma forma mais fácil, é uma ajuda muito boa. Posso caminhar com a minha esposa e não sem ela”, enfatizou.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.