As novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Foz do Iguaçu, representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tomaram posse no dia 17 de outubro para o biênio 2022 – 2024. A solenidade foi realizada no Centro Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência do município.
O conselho é vinculado à Secretaria de Assistência Social do município e constitui um órgão colegiado de caráter permanente e composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, com funções deliberativas, consultivas, normativas e de fiscalização no planejamento e formulação da política municipal das ações voltadas ao direito e defesa das mulheres.
Manoela Marli Jaqueira, assessora Jurídica da Direção Geral da Unioeste - Campus Foz do Iguaçu, empossada como titular comenta que o trabalho da Unioeste dentro do Conselho será marcado por uma gestão democrática e participativa contribuindo para o desenvolvimento social e fortalecimento da cidadania, através da qual a instituição exerce seu papel de agente ativo na sociedade. “É importante destacar o pertencimento da comunidade acadêmica, por meio da representação no conselho, possibilitando a demanda de pautas, denúncias, fiscalizações e demais questões que envolvam às desigualdades de gênero e as violências sofridas pelas mulheres nos espaços da Universidade”, diz Jaqueira.
A Administradora do Recursos Humanos da Unioeste, Renata Brasileiro Franco, tomou posse como suplente no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, segundo ela o órgão é um espaço em que a sociedade e o poder público, podem propor, opinar, votar, atender, denunciar e contribuir com a criação e melhoria das políticas públicas e promoção dos direitos das mulheres.
“Dentre todas estas atribuições, principalmente a de fiscalizar a implementação de políticas públicas e garantias de Direito, a Unioeste estará junto ao Conselho organizando a ação de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres que acontecerá a partir do dia 20 de novembro de 2022”, enfatiza Franco.
Texto: Alexsander Marques