Unioeste: trabalhos são premiados em Congresso de Criminalística

Trabalhos realizados por alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Cascavel, foram premiados na última semana no XXVI Congresso Nacional de Criminalística, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio, na cidade de Campinas – SP.

Na categoria “Trabalho de Engenharia Forense”, a Unioeste figurou na primeira e na terceira colocação, com dois trabalhos diferentes. O trabalho vencedor é intitulado como “Análise de desabamento com vítimas fatais durante a concretagem, devido à ruptura de consolo pré-moldado”, desenvolvido pelo doutorando em Engenharia da Energia da Unioeste, Jorge Wissmann, em parceira com Jennifer Silveira, Lennon Runhke e Jefferson Leite. O trabalho analisou e descobriu as causas de um desabamento que vitimou dois engenheiros em uma obra, na cidade de Foz do Iguaçu.

O outro trabalho premiado leva o nome de “Desenvolvimento de Procedimento Operacional Padrão para Casos de Desabamentos”, que visa a criação de um tipo de manual de ações a serem tomadas após a ocorrência do desabamento de uma estrutura. Este trabalho também foi realizado pelo docente da Unioese, Jorge Wismann, em parceira com o acadêmico Bruno dos Santos e com o professor da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Marcelo Medeiros.

Além do reconhecimento nacional e da premiação, os participantes dos trabalhos receberam a quantia de mil reais como gratificação, além de terem os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Criminalística.