Toledo: Unioeste recebe visita técnica de alunos da UPF

O Programa de Extensão Ideia Paraná Oeste e o Grupo de Estudos em Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste - Campus de Toledo), receberam uma excursão dos estudantes de graduação em Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Rio Grande do Sul.

O objetivo da viagem foi conhecer a realidade da piscicultura da região oeste do Paraná, o maior polo de produção e industrialização de peixes do Brasil que conta com mais de 2 mil piscicultores e 24 entrepostos de pescado que industrializam mais de 300 toneladas de peixes por dia. O estado do Paraná é o maior produtor de peixes do país com produção de mais de 180 mil toneladas ao ano. A região Oeste concentra cerca de 70% da produção do estado.

O professor do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Aldi Feiden, afirma que a parceria com a UPF tem proporcionado intercâmbio de alunos da graduação e da pós-graduação, com estágios curriculares e, também, com pesquisas em parceria com disciplinas da pós-graduação dos programas das duas instituições.

A excursão realizada na região foi coordenada pelos professores Aldi Feiden, da Unioeste, e pelos professores Leonardo José Gil Barcellos e Gessi Koakoski, ambos do Laboratório de Fisiologia de Peixes da UPF.

Foram visitadas na manhã de quarta-feira a indústria de filetagem de tilápias e a fábrica de farinha e óleo de resíduos de pescado da empresa Pescados Sereia Ltda; e a unidade de produção de alevinos e juvenis de tilápia Sol Nascente, da empresa Piscicultura Dal Bosco, ambas de Toledo. No período da tarde foram visitados a Aquicultura Venites, que atua na produção de alevinos e juvenis de tilápias e de outras espécies de cultivo, nativas e exóticas.

Na sequencia a visita foi no município de Ouro Verde do Oeste, para conhecer a indústria de processamento de tilápias FrigoKohler. Durante a noite os estudantes e professores participaram do Workshop sobre Nutrição de Peixes realizado também em Ouro Verde do Oeste, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Ouro Verde do Oeste (ACIOV), FrigoKohler e a indústria de rações RAGUIFE, de Santa Fé do Sul/SP.

No segundo dia de visitas técnicas, os alunos conheceram, no município de Maripá, uma experiência na agricultura familiar, na Piscicultura Stiebbe, onde o proprietário Jonathan Stiebbe, cujos pais são oriundos do Rio Grande do Sul, relatou que assumiu a propriedade investindo na piscicultura, e que tem implantado inovações para ampliar a produção e produtividade com foco no cooperativismo.

À tarde, no município de Marechal Cândido Rondon, no distrito de Margarida, foram conhecer a experiência da Piscicultura Dal Pisol, que tem 100 mil metros quadrados de lâmina d´água destinadas à produção de tilápias, em um sistema intensivo totalmente automatizado, com sistema de alimentação com alimentadores automáticos flutuantes, silos metálicos para depósito de rações a granel e sistemas de aeração com combinação de aeradores de pá e chafariz, e com sistemas de geradores de energia de emergência a diesel e com implantação de sistemas de geração de energia solar por células fotovoltaicas integrada a rede da distribuidora em andamento. Nesta propriedade foi mostrado aos alunos da graduação a importância da automação dos processos de produção e visão de futuro do empreendedor rural na atividade de produção piscícola.

Na sequência, os alunos conheceram a experiência de 40 anos do pescador-aquicultor Walter Kist, que possui uma área aquícola no rio São Francisco, afluente do reservatório da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, onde produz pacús e tilápias em tanques rede. Nesta visita, os alunos ouviram do piscicultor como foi sua trajetória de pesca desde o enchimento do reservatório até a produção aquícola em tanques rede. O relato permitiu que os estudantes conhecessem as dificuldades e perspectivas, pois ele foi pioneiro na implantação de tanques rede para criação de peixes.

Ao final da excursão, foi realizada a visita à Starker Fisch, empresa rural do município de Missal especializada no segmento de produção superintensiva de juvenis de tilápia, ramo considerado fundamental para a produção intensiva de tilápia de qualidade.

Segundo o professor Barcellos, viagens e visitas técnicas se constituem em um diferencial no ensino universitário. “Os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências reais de toda a cadeia produtiva do peixe cultivado, além de serem acompanhados e orientados por professores destacados na produção de conhecimento na área”, explica Barcellos

O professor Feiden destaca a integração entre as instituições formadoras de profissionais que possam atuar e contribuir na área de produção de pescado. “A participação de novos médicos veterinários é importante, pois toda a cadeia produtiva necessita de profissionais que atuem no controle de qualidade e sanidade dos animais e na qualidade do alimento produzido”, relata Feiden. Finalizando, o prof. Barcellos destacou que foi uma experiência relevante e inesquecível para a formação acadêmica dos alunos.

O diretor geral do Campus de Toledo, Remi Schorn, avalia que “mostra a relevância das atividades que nós fazemos e o alcance inter-áreas, ampliando a área de atuação específica e dialogando com os setores próximos, mas de instituições, inclusive, bem distintas – uma vez que esta é uma universidade pública, gratuita e de qualidade e a UPF é uma universidade comunitária”, conclui Schorn.