Central de Notícias

Orquestra Sinfônica de Cascavel realiza concerto na Unioeste

Na última sexta-feira (13), aconteceu no auditório do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o Concerto de lançamento da parceria entre Instituto Cultural de Cascavel, Orquestra Sinfônica de Cascavel e Unioeste.

O reitor na Unioeste, Alexandre Almeida Webber, deu boas-vindas à orquestra destacando o primeiro concerto no campus de Cascavel depois da pandemia. “Sucesso a nossa orquestra, é muito bom ver a nossa casa cheia depois de dois anos de pandemia estarmos aqui juntos é uma satisfação. Agora com uma orquestra aqui dentro, com certeza, a cultura vai permear dentro dessa universidade cada vez mais”, afirmou Alexandre.

Durante o evento, o Secretário Municipal de Cultura de Cascavel, Luiz Ernesto Meyer Pereira, salientou o apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel. “A Prefeitura dará todo apoio e estará sempre atendendo, para que esta união se consolide, se fortaleça e a Orquestra Sinfônica de Cascavel possa ser a embaixadora da nossa Universidade”.

 Já a pró-reitora de Extensão, professora Fabiana Regina Veloso, mencionou o papel da música ao exprimir os sentimentos. “A gente fica muito feliz de compartilhar esse momento, porque a música consegue expressar muito dos nossos sentimentos, a alegria, a tristeza, então ela precisar estar muito viva dentro da Universidade”.

De acordo com o diretor do Campus de Cascavel, Anibal Mantovani Diniz, essa parceria trará para a Unioeste mais cultura. “É uma honra para nós recebermos essa parceria só nos traz alegria. A gente começa um novo ciclo para trazer cultura para a Universidade. A universidade é universal, a cultura, a música, a arte precisam fazer parte desse espaço”. A Orquestra realiza os ensaios todos os sábados à tarde no campus.

Para a presidente do Instituto Cultural de Cascavel, Fabíola Lauxen, o papel do Instituto é assegurar a cultura cascavelense. “A gente se sente muito em casa aqui, isso é devido a todo calor que vocês acolhem aqui. Nós estamos aqui para batalhar cada vez mais pela cultura de Cascavel, homenageando todos aqueles que fizeram parte dessa luta”.

A maestrina Giordana Galvam Lube, destacou a participação da Universidade na formação dos componentes da orquestra. “Estamos com um sabor de que estamos estriando, memso depois de 19 anos de existência da orquestra, essa parece a primeira vez. qui tem um sabor especial tantos dos muitos músicos se formaram aqui, ou estão estudando aqui, é um prazer para gente, até para ampliar os nossos horizontes”. 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.