Estudante da Unioeste realiza doutorado sanduiche no Canadá

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Roberto Scienza, orientado da professora Dra. Ester Heuser, realizou o período de doutorado-sanduíche na Concordia University, em Montreal, Canadá, o programa de estudos possibilita que o estudante realize parte de seu trabalho em uma universidade fora do país.

Em Montreal, Roberto ficou sob a supervisão da filósofa canadense Dra. Erin Manning, autora de livros como The Minor Gesture e Thought in the Act, este último escrito em co-autoria com filósofo estadunidense Dr. Brian Massumi. Erin Manning é professora da Faculdade de Belas Artes da Concordia University. Possui também uma posição como pesquisadora nas áreas de Arte, Pedagogia e Pragmatismo Especulativo pela mesma Universidade.

O estudante do PPGFIL defende sua proposta de doutorado "A insurgência das margens: filosofia da diferença, anarquismos e fabulação" este ano. Para o estudante a experiência no Canadá foi extremamente importante para a conclusão de sua tese, especialmente no que diz respeito ao caráter experimental de sua proposta. “Como minha proposição, a de fabulação como estratégia filosófica, é experimental, foi extremamente interessante acompanhar o trabalho da Erin e do Brian no 3Ecologies bem como as aulas da Erin na Concordia University. Também tive a oportunidade de ter as considerações da Erin sobre minha proposta de tese, sobre minha fabulação e os conceitos e personagens conceituais criados nela. Sua experiência como escritora e criadora de conceitos despertou novas possibilidades para a minha pesquisa. Finalizo este período de sanduíche inspirado”, destaca Roberto.

Para a professora orientadora de Roberto, as experiências de estágio de doutorado-sanduíche que os orientandos passam têm sido de uma riqueza cultural e intelectual incomensurável. “Eles voltam modificados, com novas ideias e problemas a pensar, tornando as teses mais complexas e suas próprias vidas mais interessantes. O que acaba por alterar também as minhas perspectivas de orientadora-pesquisadora, assim como do próprio PPG. A Tese do Roberto está quase concluída e será mais uma experiência de pensamento que expressa a força conceitual que a filosofia carrega para o país lidar com a complexidade de nosso tempo. É, sem dúvidas, um dos melhores investimentos que o país pode fazer, em benefício dele próprio e dessa vida singular do pesquisador”, explica a docente.