Cientista da Unioeste - Victor Francisco Araya Santander
A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.
Entre os cientistas citados no ranking 2021 está o professor Victor Francisco Araya Santander que desde 1997 leciona no curso de Ciência da Computação no Campus Cascavel. Ele comenta que ser citado nesta lista é algo que o motiva a continuar na carreira acadêmica. “Vejo como algo positivo que me motiva a continuar na carreira acadêmica. Entendo que isso é fruto também da dedicação e compromisso de meus alunos de graduação e mestrado. Apesar dos escassos recursos destinados para a ciência, tenho convicção que a pesquisa é fundamental para gerar novos conhecimentos tanto para a comunidade acadêmica quanto industrial”.
Projetos
O professor informa que tem trabalhado principalmente com temas e projetos ligados à Engenharia de Requisitos/Engenharia de Software – Ciência da Computação, principalmente na busca de técnicas, processos e ferramentas que melhorem o processo de levantamento, documentação e validação de requisitos de sistemas computacionais. São esses requisitos que serão implementados e devem satisfazer os usuários de software. Os projetos em andamento e já realizados envolvem alunos de graduação (IC e TCC) e alunos de mestrado (PPGComp). Um exemplo de projeto é o desenvolvimento e aprimoramento da ferramenta JGOOSE (Java Goal Into Object Oriented Standard Extension), a qual permite derivar requisitos de software usando a técnica de Casos de Uso a partir de modelos que são desenvolvidos para modelar processos de negócio (via técnica BPMN – Business Process Model and Notation) e ambiente organizacional (via técnica iStar). “A ideia neste projeto é permitir e apoiar a especificação de requisitos de software via casos de uso tanto na forma textual quanto diagramática considerando o conhecimento da organização expresso em modelos de processos de negócio. Este é um projeto que congrega vários outros subprojetos”, explica.
Currículo
Victor possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Pós-doutorado pela Universidade de Talca, Chile (2007-2008) e Pós-doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia, Espanha (2008-2009). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, modelagem organizacional, modelagem funcional, sistemas legados e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.