Cientista da Unioeste - Eric Gustavo Cardin

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está o professor Eric Gustavo Cardin em  2007 lecionou no Campus de Foz do Iguaçu posteriormente assumindo, em 2009, a docência no Campus de Toledo no curso de Ciências Sociais. Ele comenta que a “informação publicizada pelo indicador de produção, apresentando meu nome entre “os cientistas mais influentes da América Latina”, é curiosa, pois é algo não faz parte da preocupação primária minha ou do laboratório. Nossa produção e nossas articulações são orgânicas e perpassam por um conjunto de relações de trabalho de médio e longo prazo com outros pesquisadores latino-americanos com interesses comuns. Creio que seja mais o resultado de uma forma de como vemos o nosso trabalho como cientistas, como pesquisadores e professores, fortemente articulada ao trabalho coletivo, onde a Universidade tem um papel fundamental ao tentar garantir as condições para isso ocorrer”.

Projeto

O professor explica que parte significativa da sua atuação é articulado ao trabalho no e com o Laboratório. As orientações de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado realizadas tendem a se relacionar diretamente com os eixos de pesquisa que sustentam o LAFRONT, sendo: 1) relações de poder, violências e práticas ilegais; 2) migração e condições de trabalho; e 3) relações de capital, sociedade de risco e meio ambiente. Destes pontos, surgem diversas iniciativas de extensão (oficinas para migrantes e refugiados, por exemplo), de inovação tecnológica (aplicativo “Rede Agroecológica”) e de pesquisa, que se manifesta em um conjunto significativo e articulado de publicações.

Currículo

Eric é graduado em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Realizou o curso de mestrado e doutorado em Sociologia na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e o pós-doutorado na Universidad Nacional de Misiones (UNAM/Argentina). Começou a lecionar na Unioeste como professor colaborador em 2007 no CELS, campus de Foz do Iguaçu. Em 2009, fui aprovado em concurso público e assumi a vaga no campus de Toledo. Atualmente, leciono no curso de graduação em Ciências Sociais (Toledo) e no Programa de Pós-graduação “Sociedade, Cultura e Fronteiras” (Foz do Iguaçu), coordeno o Subprojeto PIBID Interdisciplinar e o Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão “Fronteiras, Estado e Relações Sociais”.  Também é membro do Laboratório de Pesquisa "Fronteiras, Estado e Relações Sociais" (LAFRONT) e professor do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras (Unieoste).