Cientista da Unioeste - Lourdes Aparecida Della Justina

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Lourdes Aparecida Della Justina que desde 2002 leciona no curso de Ciências Biológicas do Campus de Cascavel e comenta sobre fazer parte desta lista. “Vejo isso como uma oportunidade de reconhecimento e divulgação da instituição Unioeste, do Laboratório de Ensino de Biologia/Campus Cascavel/Unioeste, bem como dos grupos de pesquisa que integro, especialmente o GECIBIO e dos Programas de Pós-Gradução em que atuei até 2021 (Educação/Campus de Cascavel) e atuo no momento (Educação em Ciências e Educação Matemática). As publicações (artigos e outros) que são citadas, são resultado de muito trabalho de um conjunto de pesquisadores da Unioeste e de parcerias com outras instituições brasileiras e estrangeiras, de doutorandos, mestrandos e orientados de iniciação científica.

Projetos

Dos projetos desenvolvidos a professora  destaca dois: o primeiro se relaciona ao estudo, construção e proposição de modelos didáticos para o ensino de genética. Este tem como resultado um artigo com mais de 100 citações e o segundo se intitula “História e Epistemologia da Ciência: pesquisa, ensino e formação docente” e tem seu enfoque em três interfaces do conhecimento científico: a história, a epistemologia e o ensino. As atividades são desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO), integrando docentes e estudantes de diferentes níveis: Graduação, Pós-graduação e Formação Permanente. Os objetivos são de realizar investigações de cunho histórico envolvendo a produção acadêmica do conhecimento em alguns temas e conceitos biológicos; recorrer ao aporte da epistemologia da ciência para estudos da proposição e evolução de conceitos científicos tanto como ciência acadêmica como no ensino; investigar a inserção da História e Filosofia da Ciência na formação docente e em outros contextos educacionais; desenvolver estudos do tipo estado da arte/conhecimento acerca de aspectos relacionados à pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências; investigar a formação docente e seus entrelaçamentos no campo da Didática e na educação científica. A metodologia é predominantemente de cunho qualitativo, envolvendo desde pesquisas históricas em fontes primárias de disseminação/divulgação do conhecimento como pesquisas de desenvolvimento, proposição e implementação de abordagens de ensino na formação docente e em outros contextos educacionais. A compreensão do “fazer científico” e de temas e conceitos biológicos e como eles se integram e se manifestam como ciência, na formação docente e no ensino, podem indicar possibilidades educacionais que contribuam para uma efetiva cultura de valorização da ciência. Os resultados são publicados em forma de teses de doutorado, dissertações de metrado, monografias de graduação, artigos, entre outros.

Currículo

A professora é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1998). Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp (2011). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no momento na graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura/CCBS e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática/CCET. Desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no Laboratório de Ensino de Biologia (sala 130) do prédio das Biomédicas/Campus de Cascavel/Unioeste. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO), desenvolvendo projetos de pesquisa, como publicações de artigos e livros no campo da Educação em Ciências, principalmente em história, epistemologia e didática das ciências, avaliação nos processos de ensino e aprendizagem e formação de professores.