Cientista da Unioeste - Cleber Antônio Lindino

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking está o professor Cleber Antônio Lindino que dede 2002 leciona no curso de Química do Campus de Toledo. Ele comenta que  fazer parte do ranking 2021 dos cientistas mais citados no mundo é importante, “este reconhecimento nos incentiva a continuar trabalhando com Ciência. A Universidade pública tem atuado fortemente na pesquisa científica, inovação e com a comunidade. E a Unioeste tem contribuído fortemente para isto. Importante ressaltar que este é um dos muitos rankings existentes e a atuação de docentes e seus grupos de pesquisa vai muito além disso, com a publicação de livros, patentes e o trabalho extensionista”.

Projetos

O professor atualmente trabalha com metodologias para identificação de adulterações em alimentos, principalmente vinho, mel e leite; além de métodos para quantificação de substâncias em trigo. Trabalha também com questões ambientais, como o aproveitamento de resíduos de atividades produtivos em outros processos, no projeto Desenvolvimento de rede de monitoramento da qualidade ambiental em cidades inteligentes – EnvCity, apoiado pela Fundação de Amparo à pesquisa do estado de São Paulo, em parceria com a UTFPR Toledo e Londrina, USP entre outros. O professor neste projeto estuda sensores de baixo custo para contaminantes gasosos.

Currículo

Cleber é graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Mestre em Química (área de concentração Química Analítica) pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e Doutor em Ciências (área de concentração Química Analítica) pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é Professor Associado C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Toledo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química. Líder do grupo de pesquisa GIPEFEA (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Fotoquímica e Eletroquímica Ambiental). Líder do grupo de pesquisa GEPECIA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais). Coordenador do Laboratório de Estudos em Química Analítica Limpa - LEQAL. É docente permanente do Mestrado em Ciências Ambientais - Unioeste/Campus de Toledo e Docente permanente no Mestrado em Química-Unioeste/Campus de Toledo.